Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 12 de Setembro de 2025

Menu

Operação Hígia

Gaeco apura esquema de corrupção na secretaria de Saúde

Computadores e arquivos foram apreendidos na sede da secretaria

Polícia | 28 de Julho de 2022 as 11h 29min
Fonte: Redação

Foto: Assessoria

Agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), vinculado ao Ministério Público,  estiveram na manhã desta quinta-feira (28), cumprindo mandados de busca e apreensão na secretaria de Saúde da prefeitura de Sorriso, no Norte do Estado. A ação faz parte da operação “Hígia”, que detém autorização judicial para investigar um esquema de corrupção e desvios de recursos públicos na pasta, inclusive para promover sequestro de bens. A apuração investiga fraudes envolvendo gestores da Saúde e empresas privadas.

Através da assessoria de imprensa, ao Ministério Público informou que estima um prejuízo causado aos cofres públicos na ordem de R$ 3 milhões, embora não tenha fornecido nenhuma informação de quais são os delitos e como eles foram cometidos.

Hígia, nome dado a operação, é a deusa da prevenção da saúde na mitologia grega.

Em nota, a prefeitura de Sorriso informou que que os agentes estão cumprindo um mandado de busca e apreensão no gabinete do secretário bem como na sala do departamento de apoio judicial da pasta. Segundo o prefeito Ari Lafin, o Município esperava ansiosamente pela vinda do Gaeco há dias, visto que foi a própria Administração Municipal, que, diante dos casos de notas duplicadas, ofereceu denúncia ao Ministério Público.

Vale ressaltar que a sala de apoio judicial estava fechada desde a denúncia, data em que o ex-gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro - que se afastou para garantir lisura ao processo, havia entregue a chave do espaço à Promotoria Pública, tendo sido aberta somente no início desta manhã (28) pela equipe do Gaeco. Matérias eletrônicos e de arquivos permaneceram na sala.

Na nota, a administração municipal disse que está aberta e espera que com a vinda do Gaeco toda a situação seja esclarecida o quanto antes, pois a população de Sorriso merece ter todas as respostas; visto que trata-se da saúde física e mental de muitas pessoas que sofreram perdas diante de atos ilícitos praticados. “Aguardamos pela continuidade do processo e pela completa elucidação de todos os fatos; agradecemos muito a vinda da equipe do Gaeco que será fundamental na conclusão desse processo”, finaliza o prefeito.