Operação Hígia
Gaeco apura esquema de corrupção na secretaria de Saúde
Computadores e arquivos foram apreendidos na sede da secretaria
Polícia | 28 de Julho de 2022 as 11h 29min
Fonte: Redação

Agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), vinculado ao Ministério Público, estiveram na manhã desta quinta-feira (28), cumprindo mandados de busca e apreensão na secretaria de Saúde da prefeitura de Sorriso, no Norte do Estado. A ação faz parte da operação “Hígia”, que detém autorização judicial para investigar um esquema de corrupção e desvios de recursos públicos na pasta, inclusive para promover sequestro de bens. A apuração investiga fraudes envolvendo gestores da Saúde e empresas privadas.
Através da assessoria de imprensa, ao Ministério Público informou que estima um prejuízo causado aos cofres públicos na ordem de R$ 3 milhões, embora não tenha fornecido nenhuma informação de quais são os delitos e como eles foram cometidos.
Hígia, nome dado a operação, é a deusa da prevenção da saúde na mitologia grega.
Em nota, a prefeitura de Sorriso informou que que os agentes estão cumprindo um mandado de busca e apreensão no gabinete do secretário bem como na sala do departamento de apoio judicial da pasta. Segundo o prefeito Ari Lafin, o Município esperava ansiosamente pela vinda do Gaeco há dias, visto que foi a própria Administração Municipal, que, diante dos casos de notas duplicadas, ofereceu denúncia ao Ministério Público.
Vale ressaltar que a sala de apoio judicial estava fechada desde a denúncia, data em que o ex-gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro - que se afastou para garantir lisura ao processo, havia entregue a chave do espaço à Promotoria Pública, tendo sido aberta somente no início desta manhã (28) pela equipe do Gaeco. Matérias eletrônicos e de arquivos permaneceram na sala.
Na nota, a administração municipal disse que está aberta e espera que com a vinda do Gaeco toda a situação seja esclarecida o quanto antes, pois a população de Sorriso merece ter todas as respostas; visto que trata-se da saúde física e mental de muitas pessoas que sofreram perdas diante de atos ilícitos praticados. “Aguardamos pela continuidade do processo e pela completa elucidação de todos os fatos; agradecemos muito a vinda da equipe do Gaeco que será fundamental na conclusão desse processo”, finaliza o prefeito.
Notícias dos Poderes
PM apreende menor e namorado com R$ 4 mil da mãe morta em Colíder
11 de Setembro de 2025 as 21h35MP oferece denúncia contra homem que matou esposa psicóloga em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 08h41Mãe joga água quente no filho de 10 anos; menino acaba internado com queimaduras
12 de Setembro de 2025 as 07h40Homem agride companheira com golpes de espada samurai e é preso em Cuiabá
12 de Setembro de 2025 as 07h30MT intensifica ofensiva contra o narcotráfico internacional em parceria com Rondônia e Acre
12 de Setembro de 2025 as 07h25Servidora é encontrada morta em casa; filha está desaparecida
Samara Aparecida Conceição, de 34 anos, trabalhava como recepcionista em uma UPA de Colíder
11 de Setembro de 2025 as 15h16