Mato Grosso
Frente fria deve provocar chuvas intensas, com raios e rajadas de vento
Na capital as mínimas podem registrar 14°C e as máximas não devem passar de 21°C.
Polícia | 27 de Maio de 2025 as 10h 18min
Fonte: Juliana Bino - Assessoria Energisa

A semana deve ser atípica em Mato Grosso com a chegada de uma frente fria que deve provocar temporais e uma queda brusca na temperatura. A semana que começa com máxima de 34°C em Cuiabá pode encerrar com mínima de 14°C.
De acordo com a meteorologista Ana Paula Paes, consultora da Energisa, a partir da madrugada de quarta-feira (24), uma frente fria deve romper o bloqueio atmosférico que impedia a passagens de sistemas frontais pela região, e provocar chuvas intensas, com raios e rajadas de vento em Cáceres, Tangará e Sinop. Os temporais devem iniciar pelo sul do estado e se deslocar para o norte ao longo do dia.
“Antes da passagem dessa frente fria o tempo deve ficar abafado e com temperaturas elevadas, na quarta-feira a temperatura deve entrar em declínio com presença de massas de ar frio. Em Cuiabá, as mínimas podem registrar 14°C e as máximas não devem passar de 21°C”, como explica a meteorologista.
A Energisa está tomando medidas preventivas e orientando os clientes a se prepararem para possíveis impactos no serviço durante o período de instabilidade climática.
“Nós estamos atentos 24 horas por dia com o monitoramento do clima. Havendo o risco de temporal, a gente já entra em sobreaviso, facilitando na mobilização das equipes”, explicou o gerente de operação Anderson Rodrigues.
Em caso de rajadas de vento, a recomendação é:
- Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;
- Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
- Evitar locais abertos como campos de futebol;
- Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;
- Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;
- Não utilizar alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento;
- Não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, em córregos ou ruas.
Já em casos de transtornos envolvendo acidentes e riscos de vida, a recomendação é entrar em contato com a própria Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros.
A orientação da empresa à população é que entre em contato com a Energisa em caso de necessidade de atendimento pelos canais de atendimento oficiais. Além disso, ao ver algum cabo partido, nunca toque nele. Isole a área para evitar acidentes. E em caso de raios e áreas alagadas, evite o tráfego sem o devido treinamento.
Notícias dos Poderes
Médico ortopedista morre de pneumonia aos 52 anos em Cuiabá
Marcelo chegou a atuar em Brasília, mas atendia na capital cuiabana desde 2003, quando se registrou no Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT)
28 de Maio de 2025 as 20h10Mãe de bebê reborn tem 'licença-maternidade' negada e entra na Justiça na Bahia
Advogados argumentam que, embora não gestado biologicamente, o bebê reborn
29 de Maio de 2025 as 07h06Justiça anula show de cantor sertanejo em MT e empresa terá que devolver R$ 300 mil
28 de Maio de 2025 as 20h02Aeroporto de Sinop é eleito o melhor aeroporto regional do Centro-Oeste e Norte no prêmio Aviação + Brasil 2025
28 de Maio de 2025 as 14h27Deputada Gisela pede cadeia para feminicida e aponta tortura; PM será julgado hoje por outro crime
28 de Maio de 2025 as 14h24Mulher é presa após dar soco em menino que a chamou de 'gorda' e 'Miss Piggy' a bordo de avião
28 de Maio de 2025 as 12h32Trabalhador morre após cair em fosso de 7 mestros de profundidade em Sinop
28 de Maio de 2025 as 11h38Inpasa investe R$ 4,9 bilhões em expansão das unidades
Relatório de Sustentabilidade 2024 revela avanços ambientais, sociais e de governança
28 de Maio de 2025 as 09h50