Homenagem
Fórum de Sinop homenageia pioneiros e promove ação solidária em celebração aos 40 anos
Polícia | 15 de Setembro de 2025 as 17h 33min
Fonte: Bruno Vicente - Assessoria TJMT

Ação solidária e homenagens marcaram a comemoração dos 40 anos de fundação do Fórum da Comarca de Sinop. Com atividades na sexta-feira e sábado (12 e 13 de setembro), autoridades, servidores e representantes da sociedade sinopense, se reuniram para celebrar a data que marca a instalação da unidade judiciária considerada fundamental no processo de desenvolvimento da cidade.
A programação contou com a participação de membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE), Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil - 6ª subseção Sinop, Prefeitura de Sinop, Câmara de Vereadores de Sinop, polícias Militar e Civil.
A juíza e diretora do fórum, Melissa de Lima Araújo, destacou que, desde a fundação, uma das características da instituição é a atuação próxima da população, trabalhando além dos processos judiciais.
“A cidade cresce e o Judiciário também acompanha esse crescimento. Hoje, somos um polo judicial, com importância para toda essa região. Mas também trabalhamos com o social, levando mais dignidade e cidadania à população. Nós fazemos parte da sociedade sinopense, vivemos aqui e queremos ver a cidade cada dia melhor”, explicou a juíza Melissa de Lima Araújo.
O juiz aposentado Antônio Paulo da Costa Carvalho, primeiro magistrado da Comarca de Sinop, foi uma das personalidades homenageadas e lembrou que a história do fórum se confunde com a da cidade. Ele reforçou que a trajetória do Judiciário, assim como a do município, é marcada pelo enfrentamento de muitos desafios em prol do desenvolvimento.
“É bastante emocionante receber uma homenagem muito especial como esta. Para mim é sempre uma honra voltar a este lugar, pois sou um dos pioneiros que estava aqui em uma época muito difícil de Mato Grosso. Hoje a gente vê uma cidade maravilhosa e um fórum muito bem estruturado. Então, posso dizer que estou vivendo no primeiro mundo. Sinop é muito surpreendente e o fórum tem acompanhado esse avanço”, relatou o juiz aposentado.
Presente desde o início da instalação, Ricardo Barsand é o servidor mais antigo da Comarca. Ele contou que deve continuar trabalhando por mais dois anos e que sentirá saudades do local. “Agradeço a Deus por me permitir chegar até aqui. Mesmo com muitas lutas, gosto de tudo que vivi, gosto do que faço, e vou sentir saudades quando não estiver mais no fórum, onde dediquei uma parte considerável da minha vida e fiz muitos amigos”, disse o servidor.
Ação social
A celebração contou ainda com uma ação solidária em prol do Lar dos Idosos Madre Josefina Vannini que, desde 2017, acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Atualmente, o local abriga 57 idosos, que são atendidos por 38 colaboradores. A coordenadora do Lar, Amanda Sampaio, afirmou que já existe uma lista de espera de pelo menos 130 idosos. Nesse contexto, apontou que ações como a do Fórum de Sinop são essenciais para manutenção do espaço.
“Recebemos caixas de leite, gelatina, arroz, macarrão, feijão, trigo, óleos dermatológicos, luvas e outros produtos que são fundamentais para o cuidado dos idosos. Nosso estoque estava baixo e, por isso, é muito gratificante receber essas doações. Esse é um ambiente muito importante para todas essas pessoas. Com muita alegria no coração, só temos a agradecer a todos por essa ação”, comentou a coordenadora.
A juíza da 2ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela Zacarkim dos Santos, também participou da ação e a classificou como uma iniciativa louvável. De acordo com ela, essa experiência demonstra que a Comarca tem cumprido seu papel social, com os magistrados e servidores saindo dos gabinetes e indo ao encontro do cidadão.
“Meu coração transbordou de alegria por poder colaborar, ouvir, sentir e estar ao lados dessas pessoas. É um ato que demonstra empatia e muito amor por pessoas que construíram uma história e deram sua contribuição para a sociedade. Devemos estar próximos do cidadão que são os destinatários das nossas decisões. São pessoas de direito, com alma, humanidade e merecem o nosso cuidado e respeito”, pontuou a magistrada.
Notícias dos Poderes
Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas, diz OpenAI
Medida faz parte de um pacote de proteção para menores de 18 anos. A empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental
16 de Setembro de 2025 as 15h16Cavalaria da Polícia Militar prende homem em flagrante com arma de fogo e tabletes de maconha
Militares flagraram suspeito durante Estágio Supervisionado do 11º Curso de Policiamento Montado no município
16 de Setembro de 2025 as 14h55