Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 10 de Outubro de 2025

Menu

Caso Internacional

Filha de 17 anos é principal suspeita de ataque a faca que deixou prefeita recém-eleita em estado crítico na Alemanha

Iris Stalzer, de 57 anos, já está fora de perigo após agressão; investigação aponta contexto familiar e motivações ainda são desconhecidas

Polícia | 09 de Outubro de 2025 as 11h 52min
Fonte: O Globo

Foto: Reprodução

A prefeita recém-eleita de Herdecke, Iris Stalzer, de 57 anos, foi vítima de um ataque com faca em sua residência na Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha, e as investigações agora se concentram em sua filha adotiva de 17 anos, identificada como principal suspeita.

Segundo a polícia, Iris conseguiu buscar ajuda após o ataque, e foi encontrada no térreo de sua casa, sentada em uma poltrona com ferimentos no torso. Ela foi transportada de helicóptero para um hospital, onde passou por tratamento intensivo. Seu estado de saúde é considerado estável, e a prefeita está fora de perigo.

Dois objetos cortantes foram apreendidos como possíveis armas do crime. De acordo com o procurador Bernd Haldorn, não há motivo legal para emissão de mandado de prisão contra a adolescente.

— Do ponto de vista jurídico, trata-se de lesão corporal grave — explicou Haldorn,à imprensa alemã.

O procurador também acrescentou que o fato de a própria filha ter acionado os serviços de emergência indica que não se trataria de tentativa de homicídio.

A polícia também investiga o papel do irmão adotivo, de 15 anos, que estava na residência no momento do ataque. Ambos os jovens permanecem sob custódia policial para esclarecimentos.

Até o momento, o motivo da agressão é desconhecido, e não há indícios de que o crime tenha relação política.

A prefeita havia sido recentemente eleita e seu mandato estava previsto para começar em 1º de novembro.

O episódio causou comoção em Herdecke e em toda a Alemanha. Políticos de diferentes partidos, incluindo o chanceler federal Friedrich Merz, manifestaram solidariedade à jurista. Klaus Klostermann, líder da bancada do SPD no conselho municipal, declarou: “Estamos com ela e sua família em pensamento. O mais importante agora é que ela se recupere completamente”.

O caso segue sob investigação.