Dados do observatório
Feminicídios crescem 23% em um mês em MT e deixam 22 órfãos em 2026
Estado passou de 17 para 21 feminicídios em 28 dias; crimes já deixaram 22 crianças órfãs e ocorreram principalmente dentro de residências
Polícia | 12 de Junho de 2026 as 08h 45min
Fonte: Redação PP

O número de feminicídios registrados em Mato Grosso em 2026 aumentou 24% em um mês. Dados atualizados do Observatório de Segurança Pública mostram que o estado contabiliza 21 mulheres assassinadas por razões de gênero até esta quinta-feira (11), quatro casos a mais que os 17 feminicídios registrados até o mesmo período do mês passado.
Além das mortes, os crimes deixaram um rastro de impacto para as famílias. Conforme o painel da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), os 21 feminicídios registrados neste ano resultaram em 22 crianças e adolescentes órfãos.
A maior parte dos casos ocorreu dentro de residências. Dos 21 feminicídios, 16 aconteceram na casa da vítima ou em outro imóvel residencial, reforçando o ambiente doméstico como principal cenário da violência letal contra mulheres.
Companheiros são os principais autores
Os dados apontam que os companheiros foram os principais autores dos feminicídios registrados em 2026. Em nove casos, a vítima mantinha relacionamento com o agressor. Também foram registrados crimes cometidos por familiares (3), ex-companheiros (2), namorados (1) e pessoas sem vínculo com a vítima (5).
Outro dado que chama atenção é que apenas uma vítima possuía medida protetiva contra o agressor. Em 20 casos, não havia medida judicial em vigor.
O levantamento também mostra que somente cinco vítimas haviam registrado boletim de ocorrência contra o autor antes do crime. Em outros 16 casos, não havia registro formal de denúncia.
As armas cortantes ou perfurantes foram utilizadas em quase metade dos feminicídios registrados neste ano. Foram 10 ocorrências desse tipo.
Na sequência aparecem asfixia ou estrangulamento, três casos; instrumento contundente, dois; atropelamento, dois; arma de fogo, dois; espancamento: um; e outros meio, um.
As vítimas tinham diferentes faixas etárias, mas a concentração está entre mulheres jovens. O grupo de 18 a 24 anos registrou cinco vítimas, seguido pelas faixas de 25 a 29 anos, com quatro casos, e de 35 a 39 anos e 45 a 49 anos, com três ocorrências cada.
Quanto à escolaridade, 11 vítimas tinham ensino médio, cinco ensino fundamental e três ensino superior.
Cuiabá e Várzea Grande lideram registros
Os feminicídios foram registrados em 15 municípios mato-grossenses. Cuiabá e Várzea Grande lideram o ranking estadual, com três casos cada. Em seguida aparecem Tangará da Serra e Vila Bela da Santíssima Trindade, com dois registros.
Também houve crimes desse tipo em Brasnorte, Chapada dos Guimarães, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Porto dos Gaúchos, Poxoréu, Rondonópolis, São José do Xingu, Sinop e Tapurah.
Motivações
Segundo o painel da Sesp, as principais motivações associadas aos crimes foram menosprezo ou discriminação à condição de mulher, oito casos; ciúmes, sentimento de posse e machismo cinco; separação ou tentativa de rompimento do relacionamento, quatro; discussão, três, e motivações financeiras, um.
Março foi o mês com maior número de feminicídios em 2026, com seis registros. Janeiro teve três casos, fevereiro dois, abril três, maio quatro e junho já soma três ocorrências.
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Notícias dos Poderes
Bando invade supermercado pelo teto e rouba R$ 2 mil em MT
Eles arrombaram o cofre e retiraram valor em trocados e moedas; Polícia investiga o crime em Alta Floresta
10 de Julho de 2026 as 15h25Trio armado invade clube de tiro, amarra homem e rouba espingarda em MT
Criminosos se passaram por policiais durante a invasão e fugiram com uma arma, um celular e o carro da vítima, abandonado pouco depois na MT-235
10 de Julho de 2026 as 14h53Justiça mantém prisão e manda marido que matou empresária a júri
Jackson é réu por feminicídio, ocultação de cadáver e comunicação falsa de crime; caso ocorreu em maio
10 de Julho de 2026 as 13h38Vídeo mostra negociador desafiando bandidos durante sequestro de presidente de sindicato em MT: 'Então mata!'
Juliano Souza Queiroz foi feito refém e mantido em cárcere por uma quadrilha durante uma confraternização realizada em uma residência na Avenida Bahia, em Pontes e Lacerda
10 de Julho de 2026 as 11h20Menino é achado trancado em quarto de apartamento, sem água e comida, no dia do aniversário
Criança de 10 anos se comunicava com o Conselho Tutelar pela janela. Segundo a Polícia Militar, havia lixo, comida apodrecida e roupas sujas espalhadas pelo imóvel
10 de Julho de 2026 as 11h03Menino sofre lesão cerebral após cair ao ser jogado para o alto por funcionária de parquinho infantil
Criança ainda foi atingido pelo corpo da mulher, que caiu sobre ele
10 de Julho de 2026 as 09h03Empresa argentina demite 35 funcionários que saíram mais cedo para assistir a Argentina x Egito pela Copa do Mundo
Trabalhadores da Metalfor foram comunicados sobre a dispensa pouco antes do início do jogo
10 de Julho de 2026 as 08h59Órgãos terão de explicar falhas no combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé
Cobrança ocorre após o Ministério Público Federal (MPF) constatar que medidas determinadas pela Justiça para combater o garimpo ilegal ainda não foram efetivamente executadas. O Governo Federal afirma que o combate está sendo feito.
10 de Julho de 2026 as 09h30