Operação
Farmácia de Cuiabá usada para lavar dinheiro do tráfico em Sinop movimentou R$ 9 milhões em dois anos
Na segunda fase da operação foram cumpridos 20 mandados, entre prisões, buscas e sequestros de bens móveis e imóveis
Polícia | 11 de Dezembro de 2024 as 10h 37min
Fonte: Raquel Teixeira | Polícia Civil-MT

As investigações da Polícia Civil de Mato Grosso, que embasaram a Operação Follow the Money 2 para descapitalizar uma facção criminosa que age em Sinop, apontaram que uma farmácia usada na lavagem de dinheiro do tráfico de drogas movimentou R$ 9 milhões em um período de dois anos.
A operação foi deflagrada nesta terça-feira (10.12), pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop, responsável pela investigação. É um desdobramento da primeira fase, de março deste ano.
A análise financeira apontou que a farmácia, localizada em Cuiabá, movimentou a quantia milionária entre os anos de 2022 e 2024. Conforme a investigação, os valores de entrada e saída de capital eram semelhantes, o que evidencia a lavagem de capitais, sendo o estabelecimento usado para dissimular as transações ilegais obtidas com o tráfico de entorpecentes em Sinop.
Localizada no bairro Tijucal, em Cuiabá, a farmácia teve as atividades suspensas por decisão judicial durante a primeira fase da operação. Os medicamentos apreendidos, avaliados em 190 mil reais, foram doados à Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.
Nesta segunda fase da Operação Follow the Money, a proprietária da farmácia foi presa por decisão da 5ª Vara Criminal de Sinop. Ela também foi alvo da primeira fase, mas estava em liberdade provisória.
O irmão e a cunhada do líder da facção criminosa que atua em Sinop, que está preso em uma penitenciária estadual, também foram presos na segunda fase da Operação Follow the Money. O casal recebia ordem de dentro da unidade prisional e fazia negócios, como compra de imóveis, em nome deles e de ‘laranjas,’ para obter lucro e dar aparência de licitude aos valores arrecadados com o tráfico.
Onze imóveis adquiridos com a lavagem de dinheiro foram alvos de sequestro nesta segunda fase. Entre eles, estão um conjunto de quitinetes, casas em construção e uma chácara à beira de um rio, localizados no município de Sinop; e outros dois em Altamira, no Pará. Além dos imóveis, houve o sequestro de veículos e cota social de uma empresa. Os 20 mandados foram cumpridos em Sinop, Cuiabá e Altamira (PA).
1ª fase
O delegado Victor Hugo Caetano, da Derf de Sinop, explicou que as investigações se desenvolveram a partir da apreensão de um carregamento com 400 tabletes de maconha há dois anos.
Com a apreensão da droga, a Polícia Civil revelou um esquema de lavagem de dinheiro sustentado a partir do tráfico de drogas em Sinop, com a existência de empresas fantasmas e também de empresas reais, dando aparência legal ao capital ilícito.
Os valores movimentados eram destinados também a manter a ostentação de familiares de líderes de uma facção criminosa.
Na primeira fase da operação foram bloqueadas 17 contas bancárias e sequestrados sete veículos, entre carros de passeio, camionete, picape e motocicletas, além do fechamento da farmácia em Cuiabá.
Notícias dos Poderes
Caminhoneiro baleado dirige por vários quilômetros e busca socorro
Mesmo atingido por disparos, motorista conseguiu chegar até uma base da Nova Rota
30 de Outubro de 2025 as 06h19Homem tem dedo decepado a golpes de facão em ataque do Comando Vermelho em MT
Vítima de 30 anos foi torturada por criminosos que o acusaram de integrar facção rival
30 de Outubro de 2025 as 06h18Homem esfaqueia namorada após discussão e é preso em flagrante em MT
Mulher de 45 anos foi atingida no rosto e no pescoço
30 de Outubro de 2025 as 06h10Comércios de Sinop são alvos de operação contra contrabando de mercadorias
29 de Outubro de 2025 as 19h44PF suspeita que lobista de Mato Grosso controlava ações no STJ
Relatório de operação tem indícios que podem indicar “controle paralelo das atividades ” na Corte
30 de Outubro de 2025 as 07h35Empresário é preso acusado de agredir esposa com taco de sinuca
Jovem de 22 anos contou à Polícia que sofre ameaças do suspeito; caso ocorreu na cidade de Sorriso
29 de Outubro de 2025 as 17h12PM que estuprou e assassinou sobrinho é condenado a 46 anos de prisão no RS
29 de Outubro de 2025 as 14h44Saiba porque é um risco fazer piadas sobre bombas em aeroportos
Categoria diz que protocolos são acionados mesmo sem intenção de dano
29 de Outubro de 2025 as 13h30