Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 05 de Novembro de 2025

Menu

Crime

Facção envia bandidos à guerra da Ucrânia pra estudar táticas terroristas

Investigações apontam que o “intercâmbio do crime” do CV ocorre para que os traficantes aprendam técnicas europeias de ataque à polícia

Polícia | 05 de Novembro de 2025 as 14h 17min
Fonte: Power Mix

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), por meio da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte), identificou um suposto esquema do Comando Vermelho (CV) que envolve o envio de integrantes ao exterior para buscar novas técnicas criminosas. Segundo a investigação, os deslocamentos teriam como objetivo aprender métodos que possam ser aplicados em ações contra as forças de segurança no Brasil.

Conforme apurado pela Ssinte, um dos suspeitos teria sido enviado, neste ano, para a zona de conflito na Ucrânia. O chamado “intercâmbio do crime” teria fins específicos: aprender táticas de caráter terrorista naquele teatro de guerra e depois reproduzi-las em solo nacional, com foco nas comunidades do Rio de Janeiro.

A PCERJ informou que o monitoramento internacional tem sido ampliado para rastrear possíveis conexões entre grupos criminosos nacionais e atores estrangeiros. Investigações seguem em andamento para apurar quem são os envolvidos, como os deslocamentos foram organizados e se houve apoio logístico ou financeiro externo.

Autoridades dizem estar preocupadas com a potencial transferência de técnicas de conflito para conflitos urbanos, capazes de elevar a letalidade de confrontos e colocar em risco civis e agentes de segurança. A Polícia Civil não divulgou detalhes operacionais por questões de segurança das apurações.