8 de janeiro
Ex-presidente de bairro de Cuiabá condenado a 14 anos ganha prisão domiciliar do STF
Polícia | 24 de Junho de 2025 as 07h 20min
Fonte: O documento

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a substituição da prisão preventiva do ex-presidente do bairro Renascer, em Cuiabá, José Carlos da Silva, por prisão domiciliar.
Ele estava preso desde dezembro de 2023 no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, acusado de participação direta nos ataques de 8 de janeiro, em Brasília.
A decisão foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes e publicada nesta segunda-feira (23).
Em fevereiro deste ano, José Carlos foi condenado a 14 anos de prisão por cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.
Na decisão, Moraes considerou que não há mais motivos para manter a prisão preventiva, já que não se verificam riscos à ordem pública, possibilidade de reincidência ou prejuízo à condução do processo.
O ministro também destacou que José Carlos sofre de problemas crônicos de saúde, incluindo uma enfermidade na próstata, tratada há mais de 12 anos.
A prisão domiciliar imposta inclui o uso de tornozeleira eletrônica, com monitoramento semanal pela Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso. Além disso, ele está proibido de usar redes sociais, manter contato com outros investigados ou conceder entrevistas à imprensa, inclusive a blogs e podcasts.
Visitas estão restritas a advogados e familiares próximos, com autorização judicial. Moraes ainda alertou que o descumprimento das medidas poderá resultar na retomada da prisão preventiva e na perda de benefícios de remição de pena.
Notícias dos Poderes
STJ aponta 'periculosidade' e nega liberdade a empresária de MT
Julinere Goulart está presa desde 9 de maio; ela e seu marido são apontados como mandantes do crime
10 de Setembro de 2025 as 07h50Técnico de enfermagem é preso por importunação sexual contra paciente que retirava pontos após parto em MT
Segundo a polícia, o pai da vítima também foi agredido pelo profissional
10 de Setembro de 2025 as 08h05Bandido que estuprou e matou mulher na UFMT diz que sexo foi permitido; laudo desmente assassino
As declarações entram em choque com as provas levantadas pela investigação
09 de Setembro de 2025 as 16h50Avião com cocaína cai em MT e piloto sai correndo por fazenda
09 de Setembro de 2025 as 18h47TJ solta pai e filha acusados de homicídio de advogado em MT
José Antônio da Silva foi morto em junho deste ano; Alessandro e Giovanna Vageti foram presos em julho
10 de Setembro de 2025 as 07h45STF manda prender empresária mato-grossense que participou do 8 de abril
Toda participação da empresária foi gravada e postada em sua rede social. No vídeo, uma amiga de Jorgeleia, Jacqueline Aparecida de Oliveira, também participa
09 de Setembro de 2025 as 14h57