Ameaça
Escolas são ameaçadas de massacre em Mato Grosso
Apesar de estimar que a ameaça seja apenas uma forma de expressão, uma coordenadora afirma que não se pode descartar nenhuma possibilidade
Polícia | 12 de Abril de 2022 as 08h 36min
Fonte: Gazeta Digital

Clima de tensão toma conta de estudantes, professores e trabalhadores de duas escolas estaduais de Cuiabá, após mensagens anunciando massacres nas unidades terem sido escritas na porta e divisória dos banheiros. No caso da Escola Estadual Paciana Torres de Santana, no Residencial Coxipó, o dia para a ameaça se cumprir seria nesta segunda-feira (11), por isso policiais militares ficaram o dia todo na unidade.
Já na Escola Estadual Zélia Costa de Almeida, no Jardim Presidente 2, o massacre está previsto para esta terça-feira (12) e novamente militares farão a segurança de alunos e funcionários. Comissão da Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB) lembra que situação pode gerar responsabilização criminal e pena para os pais do aluno autor.
O diretor da escola Paciana Torres, Emilson Pereira de Freitas, conta que a frase massacre, morte. Cuidado, a morte está perto. 11/04, foi notada por uma aluna do 8º ano, na terça-feira (5) da semana passada. Imediatamente a estudante avisou a direção. No mesmo dia registrei um boletim de ocorrência na Polícia Civil e entrei em contato com o Batalhão da PM que atende a região. Também comuniquei o Conselho Tutelar e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Dois dias após, a informação sobre o possível massacre ganhou repercussão na mídia e, desde então, pais de alunos passaram a ligar na escola pedindo esclarecimentos, informando que os filhos não iriam à aula e exigindo que a direção tomasse uma providência para evitar que o pior acontecesse. "Informamos que todas as medidas necessárias já haviam sido adotadas. Entendemos a preocupação deles, pois a qualquer sinal de risco à vida temos que tomar cuidado".
Na manhã de ontem, 3 viaturas da PM estavam. Já na parte da tarde, apenas uma viatura permaneceu no local. Segundo Freitas, dos cerca de mil alunos que a escola possui mais de 50% não compareceram às aulas por medo. O clima é de tensão. Professores e demais servidores, todos estão com medo.
Apesar de haver câmeras por toda a escola, o diretor frisou que não há suspeita de quem seja a autora ou autor da frase, já que não há monitoramento nos banheiros. Muitas alunas entram e saem do banheiro. E não sabemos o horário exato que foi feita essa pichação. Não temos como apontar um suspeito. Mas continuaremos observando e tomando todo o cuidado possível para resguardar a vida de todos.
Emilson acredita que se de fato algum aluno tinha a intenção de cometer qualquer tipo de crime, desistiu ou foi inibido pela polícia.
A menos de dois quilômetros de distância, na escola estadual Zélia Costa de Almeida, em uma divisória do banheiro masculino foi escrita a frase: "massaclê dia 12" ao lado do desenho de uma arma. Para a coordenadora da unidade, Lucinda Martins, o que vem acontecendo nas unidades educacionais de Mato Grosso é apologia ao que ganhou repercussão em escolas de outros estados brasileiros e até de outros países. Já possuímos uma suspeita, de pelo menos a qual grupo possa ser o aluno responsável pela frase. Porém, não podemos afirmar nada. Só nos resta manter a atenção e cuidado.
Viaturas da PM estarão hoje, durante todo o dia, na escola. Seduc, Conselho Tutelar e a PJC também foram informadas sobre a situação. A verdade é que estamos saindo de uma pandemia clínica e entrando em um pandemia psíquica. Nossas crianças ficaram dois anos livres, ocupando a mente com muita coisa da rua, da internet. Perderam a noção de compromisso, de dever.
Apesar de estimar que a ameaça seja apenas uma forma de expressão, a coordenadora afirma que não se pode descartar nenhuma possibilidade.
Notícias dos Poderes
Pastor confessa estupro de enteada, culpa a vítima e diz ter medo de perder cargo na igreja
02 de Julho de 2025 as 11h53STF mantém júri popular de empresário acusado de matar duas pessoas atropeladas após sair de cabaré
02 de Julho de 2025 as 07h24Vascaíno 'zoa' flamenguista por derrota no Mundial de Clubes e acaba golpeado com facão
01 de Julho de 2025 as 17h43Mãe dopa, asfixia e esfaqueia filha de 7 anos em MG, diz polícia
Menina chegou a ser socorrida pelo avô para um hospital de Leopoldina, na Zona da Mata mineira, mas não resistiu e morreu
02 de Julho de 2025 as 07h00Juiz recebe denúncia contra policial penal e mantém afastamento
Na mesma decisão, magistrado arquivou processo em relação a Winkler de Freitas Teles e outros dois
01 de Julho de 2025 as 15h17