Falso anestesista
Delegado dá voz de prisão a médico ao se consultar em Cuiabá
A prisão ocorreu nesta quarta-feira (19) após residente se passar por anestesista; prática é irregular
Polícia | 19 de Novembro de 2025 as 16h 36min
Fonte: Mídia News

O delegado Pablo Carneiro, da Delegacia de Estelionatos de Cuiabá, deu voz de prisão, nesta quarta-feira (19), ao médico residente Gilmar Silvestre de Lima, que se passava irregularmente por anestesista durante uma consulta médica realizada no Hospital HBento, na Capital.
Segundo o delegado, ele havia ido à unidade de saúde para uma consulta médica pessoal, quando estranhou o fato de ser atendido por Gilmar, já que o agendamento informado a ele indicava que o atendimento seria conduzido por uma mulher.
Ainda durante a consulta, o médico se apresentou, realizou o atendimento e preencheu os formulários como se fosse um anestesista, mesmo sem possuir a especialização
“Ele fazia toda a anamnese [entrevista com o paciente para coleta de informações], realizava exames e assinava a ficha tanto no campo de responsabilidades quanto no campo destinado ao anestesista. Só que não carimbava”, afirmou o delegado.
Desconfiado da situação, o delegado analisou o registro profissional de médico e constatou que ele não possuía especialização para se apresentar como anestesista, já que era apenas médico residente do hospital.
Diante da situação, o delegado deu voz de prisão ao profissional.
“Quando consultei o site do Conselho de Medicina, vi que ele não tem especialidade registrada e fui informado de que ainda está cursando a residência. Ele não poderia se apresentar, em nenhum momento, como anestesista de fato”, relatou o delegado.
Gilmar é formado em Medicina pela Universidad de Aquino, em La Paz (Bolívia), com revalidação feita pela Universidade de Brasília (UnB).
A apresentação como especialista sem formação é considerada irregular. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o médico só pode se anunciar como especialista após a conclusão da residência e/ou aprovação na prova de título, conforme o Decreto Regulamentar nº 8.516/2016.
Diante da situação, o delegado deu voz de prisão ao médico, ele foi encaminhado a uma delegacia de Polícia e liberado em seguida. Já a médica que conduziria a consulta, não estava na unidade de saúde no momento da abordagem.
O caso está sob apuração.
Notícias dos Poderes
Vendedor e veterinário pegam 55 anos por matar 'amigo' em MT
Everton Marcelo dos Passos foi atropelado, agredido, esfaqueado no pescoço e jogado em um rio
19 de Novembro de 2025 as 17h17Municípios de MT aparecem entre os mais violentos da Amazônia Legal
Levantamento divulgado nesta quarta-feira (19.11) analisou os 772 municípios da região.
19 de Novembro de 2025 as 16h00Mulher é estuprada enquanto dormia em festa
Festa aconteceu na própria casa da vítima, em Rio Verde (GO). A mulher conseguiu gritar e o suspeito fugiu de bicicleta, mas foi capturado
19 de Novembro de 2025 as 08h22Casal que viralizou após adotar 3 crianças é preso por tortura
O casal havia viralizado nas redes sociais ao contar que ficaram apenas 6 horas na fila de adoção.
19 de Novembro de 2025 as 07h59Mulher mata o marido com facada no pescoço em Cuiabá
19 de Novembro de 2025 as 07h54Operação bloqueia R$ 9,3 milhões e prende bandidos em MT ligados à facção no Rio de Janeiro
Gerente da facção teria realizado viagens ao Rio de Janeiro para comprar armas de grosso calibre que seriam utilizadas em ataques do grupo criminoso
19 de Novembro de 2025 as 07h52Operação bloqueia R$ 35 milhões de seis investigados por crime de sonegação fiscal em MT
Ação buscca assegurar que o patrimônio de investigados por crimes tributários seja preservado, impedindo sua dissipação
19 de Novembro de 2025 as 07h49Adolescente de 15 anos desaparece após se afastar de amigas durante brincadeira de bicicleta
Jovem sumiu no início da noite de segunda-feira; família busca pistas e Polícia Civil investiga o caso
19 de Novembro de 2025 as 05h39