Bebidas falsificadas
Delegado atualiza investigação sobre cervejas adulteradas
Perícia apura se produto era nocivo à saúde
Polícia | 03 de Outubro de 2025 as 06h 00min
Fonte: Power Mix

Três homens detidos durante a descoberta de uma fábrica clandestina de cervejas em Nova Mutum, a 242 km de Cuiabá, continuam presos e à disposição da Justiça. As informações foram atualizadas na manhã desta quinta-feira (2) pelo delegado Edmundo Félix de Barros Filho, responsável pela investigação do caso, que segue em andamento.
O grupo é acusado de integrar um esquema de falsificação, corrupção e adulteração de bebidas alcoólicas. Segundo o delegado, os suspeitos agora também responderão a inquérito por tornar nocivo à saúde ou reduzir o valor nutritivo de produtos alimentícios, conforme previsto no Código Penal.
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos foram flagrados no último dia 30 de setembro, em um galpão usado para adulterar garrafas de cerveja. No local, o grupo trocava rótulos e tampinhas de cervejas de marcas menos conhecidas por outras mais populares, como Brahma, Skol e Original, com o objetivo de revender os produtos no comércio local por valores abaixo do mercado.
De acordo com Edmundo Félix, as investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema, inclusive um possível financiador da operação, que não foi localizado na ocasião da apreensão.
De acordo com os relatos, os suspeitos afirmaram que não alteravam o conteúdo da bebida, apenas a embalagem. Eles alegaram que a soda cáustica encontrada no local servia apenas para remover os rótulos originais, facilitando a falsificação. Contudo, a Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica) ainda analisa o material apreendido para verificar se o produto químico chegou a ser adicionado à bebida, o que poderia representar um risco à saúde dos consumidores, como esclarecido em reportagem do Power Mix anterior, pelo perito Jomar Magalhães, que acompanha o caso desde o dia das apreensões.
A Polícia Civil informou que os três homens foram autuados em flagrante pelos crimes de:
Adulteração ou alteração de substância alimentícia;
Crimes contra a relação de consumo.
Além disso, também responderão por “vender ou expor à venda mercadoria com embalagem, tipo, especificação, peso ou composição em desacordo com a lei”, como destacou o delegado durante a atualização da investigação.
Mais de 10 mil caixas já teriam sido comercializadas
Durante os interrogatórios, os detidos confessaram que já haviam vendido mais de 10 mil caixas de cerveja adulterada na cidade e região. O grupo comprava a bebida em Sinop (a cerca de 482 km de Cuiabá), levava ao galpão em Nova Mutum e realizava a troca das embalagens.
A operação rendia lucros superiores a 100% por engradado vendido, segundo a Polícia. A investigação acredita que os presos atuavam como braçais, enquanto o esquema era comandado por um financiador que não estava presente durante a ação policial. Há também suspeita de envolvimento de uma cervejaria, que seria responsável pelo fornecimento da bebida “primária”.
Investigação em novas frentes
A Polícia Civil informou que as investigações seguem em andamento para identificar os demais envolvidos no esquema, especialmente os organizadores e eventuais financiadores. A Polícia também aguarda o laudo da perícia técnica para esclarecer definitivamente se houve ou não alteração química na bebida.
Segundo o delegado Edmundo Félix, novas diligências estão sendo realizadas para apurar a logística do esquema e o destino exato das bebidas adulteradas.
Notícias dos Poderes
Duas mulheres são assassinadas em menos de 3 horas em Sorriso
Uma das vítimas teria sido submetida a “tribunal do crime” antes de ser morta
20 de Maio de 2026 as 13h50Servidor é alvo de operação por vazar operações ao CV em Sinop
20 de Maio de 2026 as 12h54Mulheres serão avisadas se agressor romper distância mínima de 1 km com nova lei em MT
Sistema enviará mensagens simultaneamente para vítimas e autoridades de segurança quando agressor descumprir distância mínima
20 de Maio de 2026 as 09h50Federal cumpre 41 mandados contra quadrilha de tráfico internacional de drogas
20 de Maio de 2026 as 08h40Pai de aluno investigado por lista de 'estupráveis' e que ameaçou estudantes é policial federal
Conforme apurado pela reportagem, ele já foi intimado para prestar depoimento, mas ainda não compareceu à delegacia
19 de Maio de 2026 as 19h04Jovem que sobreviveu 3 dias preso às ferragens após acidente segue em estado grave
Édson Barbosa Cândido está internado desde o dia 5 de maio no Hospital Regional de Rondonópolis
20 de Maio de 2026 as 08h02PM de folga salva motorista preso às ferragens após caminhão cair em rio em Juína
Condutor foi encaminhado ao hospital da cidade em estado grave
20 de Maio de 2026 as 06h57MT lidera em conflitos por terra e em número de pessoas resgatadas de trabalho escravo
O dado é da Comissão Pastoral da Terra que fará o lançamento oficial do relatório na noite desta terça-feira (19), na UFMT, em Cuiabá
20 de Maio de 2026 as 07h54