Petição
Defesa de homem que arrancou o coração da tia pede prisão domiciliar
Suspeito já havia sido inocentado sumariamente
Polícia | 11 de Maio de 2023 as 10h 19min
Fonte: Franciele Vieira com Repórter MT

O advogado de defesa de Lumar Costa da Silva, pediu para a Justiça que ele seja transferido para a prisão domiciliar ou que tenha decretada a liberdade provisória com a aplicação de medidas cautelares. Conforme já informado pelo GC Notícias, Lumar está preso desde 2019, após matar e arrancar o coração da própria tia em Sorriso.
De acordo com a defesa, a justificativa é por conta de que o preso está detido em local diferente daquele que foi determinado pela Justiça. Na decisão foi decidido que Lumar fosse encaminhado para um hospital psiquiátrico após comprovado que ele é considerado inimputável devido a seus problemas mentais, que foram comprovados por laudos médicos.
Em um trecho da petição do advogado consta que “seja aplicada a legislação penal vigente no presente caso e que cesse a aberração jurídica que este caso está se tornando e requer a substituição da prisão cautelar sem qualquer distinção pela a prisão domiciliar, ante a ineficiência do estado em cumprir a determinação de o que determina a legislação penal internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, ou, à falta deste, em outro estabelecimento adequado”.
A determinação judicial era que Lumar fosse transferido do Hospital Psiquiátrico Estadual Adauto Botelho para o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Franco da Rocha, em São Paulo. Contudo, ele sequer foi transferido para o Adauto Botelho até o momento, devido à falta de vagas disponíveis na unidade, e continua no Presídio "Ferrugem", em Sinop.
O crime
Conforme já informado, Lumar tinha recentemente saído de São Paulo e se mudado para a cidade Sorriso, onde veio morar com a tia (vítima), Maria Zelia da Silva Cosmos, que aceitou que o suspeito viesse morar com ela até que ele conseguisse um emprego e se estabilizasse.
Ainda nos primeiros dias, os dois tiveram várias discussões, sendo que Lumar demonstrou comportamentos inadequados que causaram desconforto e medo na vítima. Em um certo dia, a vítima teria ficado nervosa com o suspeito após ele escutar música em um volume muito e pediu para que ele fosse embora.
Na data do dia 2 de julho de 2019, Lumar bastante alterado, foi até a residência da tia, e armado com uma faca desferiu vários golpes contra ela, dilacerou o peito e retirou o coração. Não satisfeito, roubou cerca de R$ 800 em dinheiro e saiu do local com o coração em uma sacola plástica.
Ainda em surto, o suspeito foi até a residência da filha de Maria e colocou o coração sobre um tanque, contando o que havia acabado de fazer. Antes de fugir ele tentou levar a neta da vítima de 7 anos, por quem disse estar apaixonado, como não conseguiu ele roubou um carro e jogou o veículo em uma estação de energia e tentou colocar fogo no local, momento em que foi preso.
No dia 24 de junho de 2022, o juiz Anderson Candiotto, da comarca de Sorriso, concedeu absolvição sumária a Lumar.
Notícias dos Poderes
Ciopaer aumenta em 200% número de operações aéreas e eleva apreensões de veículos, armas e drogas
Unidade vinculada à Sesp elevou significativamente a produtividade em diversas frentes de atuação
14 de Julho de 2025 as 07h25Polícia Militar prende homem que agrediu companheira com golpes de faca em Sinop
13 de Julho de 2025 as 14h44Vítimas reagem a assalto, desarmam criminosos e ajudam na prisão de dupla
13 de Julho de 2025 as 14h33Homem é flagrado estuprando mulher atrás de rodoviária e só para após gritos de socorro
12 de Julho de 2025 as 14h06Ex-jogador caiu em emboscada armada por 'amigo' e crime foi motivado por ciúmes, diz delegado
12 de Julho de 2025 as 00h47PC conclui inquérito e indicia mandantes do assassinato do advogado Renato Nery
11 de Julho de 2025 as 17h03Suspeito de matar campeão mundial com a Seleção Brasileira de vôlei é procurado pela polícia em Cuiabá
A suspeita é que Everton 'Boi' foi feito refém, pois o atirador estava no mesmo veículo, segundo a polícia.
11 de Julho de 2025 as 15h14