Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 14 de Novembro de 2025

Menu

Investigação

Copiloto falsifica certificados e opera voos sem licença durante meses

Polícia | 14 de Novembro de 2025 as 07h 35min
Fonte: Extra Globo

Foto: Divulgação

Um copiloto é acusado de pilotar voos comerciais pela Europa sem licença durante meses. O homem, que não teve sua identidade revelada, teria falsificado certificados para simular as suas qualificações e ocupar o cargo.

O golpista trabalhava na companhia aérea da Lituânia, Avion Express, e já foi demitido. Anteriormente, ele havia atuado como primeiro oficial de outra companhia, a Garuda Indonésia, segundo o jornal Daily Mail.

A Avion Express é uma empresa do tipo "wet lease", que se especializa em fornecer aeronaves com tripulação completa para outras companhias aéreas. Ela possui uma frota com mais de 50 aeronaves, principalmente A320 e A321, que voam para destinos em todo o mundo.

Um porta-voz da empresa aérea disse ao site Aero Telegraph que a companhia tomou conhecimento recentemente de informações falsas a respeito da experiência do copiloto e que uma investigação interna está em andamento.

Ainda segundo o site, a Avion Express também enfatizou que seus procedimentos de recrutamento estão em conformidade com todos os regulamentos da aviação. "A segurança e o cumprimento das normas continuam sendo nossas principais prioridades", afirmou a empresa.

Esse tipo de farsa, retratada no clássico filme "O Aviador", não é nova. Em 2024, nos Estados Unidos, um voo de uma companhia parceira da Alaska Airlines foi forçado a desviar da rota depois do piloto ter admitido, em pleno voo, que “ não estava qualificado ” para aterrissar no Aeroporto de Jackson Hole, conhecido por ter uma das área de pouso mais desafiantes do continente.

Devido à sua altitude montanhosa, pista curta e condições de cisalhamento do vento, os pilotos precisam de requisitos adicionais para operar em áreas com essas condições.

Alguns comandantes tem a autorização para pousar apenas em condições de teto e visibilidade ilimitadas, conhecida como CAVU.