Inovação
Conheça a tecnologia por trás da construção do Hospital Municipal de Sinop em tempo recorde
Serão 150 módulos pré-moldados para montar uma estrutura de 4 mil m² na região do grande São Cristóvão
Polícia | 26 de Julho de 2024 as 16h 11min
Fonte: Repórter MT

O novo Hospital Municipal de Sinop já está tomando forma apenas dois dias após a chegada dos módulos prontos. Esse sistema modular é a tecnologia responsável pela entrega da unidade em apenas um ano, até dezembro de 2024, o que representa menos um terço do tempo de uma obra convencional, afirma o engenheiro responsável pela obra, Charles Riffel.
“É um sistema que está sendo utilizado no mundo todo para construções de alta resistência, e que torna a obra muito mais rápida por utilizar pré-fabricados que são apenas montados no local escolhido. É o modelo para o futuro, é utilizado em muitos hospitais referência pelo mundo. A China foi pioneira no uso de módulos, que montou hospitais completos em pouquíssimo tempo, salvando milhares de vidas”, afirma o engenheiro.
Ele conta que estruturas pré-moldadas foram utilizadas até em parte da fachada da construção do Burj Khalifa, edifício localizado em Dubai, que tem um design inovador e técnicas avançadas de engenharia.
Conforme o engenheiro, a estrutura será montada por cerca de 150 módulos pré-prontos. A empresa responsável pela pré-fabricação, DBN Sistemas Construtivos, é considerada a maior empresa de construção modular do Brasil, com 48 anos de experiência no mercado em projetos como hospitais, escolas, clínicas, fachadas, entre outros.
O investimento total é de R$ 42 milhões para aumentar a capacidade do município de atendimentos de alta e média complexidade, com ambulatório de especialidades, salas de coleta, consultórios médicos, leitos de observação e internação (pediátrico e adulto), salas de tomografia, raio-x, endoscopia e ultrassonografia, centro cirúrgico e leitos de recuperação. Serão 4,2 mil m² de área construída.
O Hospital está sendo construído entre os bairros Menino Jesus II e Vila Itália, na região do grande São Cristóvão. Serão 4,2 mil m² de área construída em um complexo da saúde de mais de 8 mil m².
Acabamento e manutenção reduzida
Além da grande durabilidade, o que reduz o custo de manutenção quando o hospital estiver em funcionamento, os módulos se destacam pelo conforto térmico. São 20 cm de isolamento nas paredes externas, o que gera a médio e longo prazo uma economia considerável com a climatização do ambiente hospitalar, explica o engenheiro. Os módulos já vem 80% acabados, com portas e janelas, vidros, parte hidráulica e elétrica, com material de alta durabilidade e qualidade no acabamento.
Notícias dos Poderes
Mais de 6 mil aposentados e pensionistas do INSS em MT aderem ao acordo de ressarcimento
Estado já registra 6.435 adesões — 25,9% do total apto — e pagamentos começam dia 24 de julho com correção pelo IPCA
19 de Julho de 2025 as 14h06Governo de MT inicia duplicação do penúltimo trecho da BR‑163 entre Várzea Grande e Jangada
Com investimento de R$ 431,3 milhões, obras vão duplicar 56 km da rodovia federal e expandir 4G e área de escape — conclusão prevista para 2026.
19 de Julho de 2025 as 12h05Zanin concede prisão domiciliar a investigado por venda de sentenças que quase morreu na Papuda
Andreson de Oliveira Gonçalves ficou oito meses preso na Papuda. Ele é suspeito de participar de esquema de venda de sentenças
18 de Julho de 2025 as 20h57Alteração no tráfego urbano de Sinop a partir de segunda-feira; confira o mapa
18 de Julho de 2025 as 20h09SEMA muda dinâmica do CAR e consegue em um mês superar resultados de 6 anos
São 11.820 CAR’s validados em 30 dias, mais do que havia sido registrado desde 2019
18 de Julho de 2025 as 17h45Sinop tem sessão de cinema adaptada e gratuita para crianças autistas neste sábado (19)
Ação integra o projeto MovieComTodos, realizado em cidades de todo o país.
18 de Julho de 2025 as 16h41Capacidade elétrica de Mato Grosso será ampliada em 26% em 2025
Hoje a capacidade gerada pelo sistema já é o dobro da máxima consumida.
18 de Julho de 2025 as 15h49Governo de MT e Nova Rota dão ordem de serviço para duplicar BR-163 entre VG e Jangada: 'avanço histórico'
Serão duplicados 56,2 quilômetros entre os dois municípios. Também foram assinadas as autorizações para construção da área de escape na Serra de São Vicente e implantação de sinal 4G nos 850,9 quilômetros sob concessão da BR-163
18 de Julho de 2025 as 15h39