Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 13 de Junho de 2026

Menu

Dados negativos

Com 17 casos em 2026, feminicídios em MT repetem cenário alarmante do ano passado

Mato Grosso já registra 17 mulheres assassinadas em 2026; maioria das vítimas tinha entre 18 e 29 anos e foi morta dentro da própria residência.

Polícia | 15 de Maio de 2026 as 07h 45min
Fonte: Repórter MT

Foto: Reprodução

Entre janeiro de 2026 e o início desta semana, 17 mulheres foram vítimas de feminicídio, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e do Observatório Caliandra, do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

Até abril, o estado havia registrado 13 vítimas — assim como o número contabilizado no mesmo período de 2025. No ano passado, Mato Grosso terminou com 54 feminicídios, o maior índice desde 2020, e, apesar de campanhas e ações do poder público, os dados atuais mostram que a violência contra a mulher segue praticamente no mesmo ritmo.

As estatísticas revelam que a maior parte das vítimas deste ano é formada por jovens entre 18 e 29 anos. Em 14 dos 17 casos, os assassinatos aconteceram dentro da casa da vítima ou do agressor.

De acordo com o MPMT, seis crimes tiveram como motivação o menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Outros quatro ocorreram porque os suspeitos não aceitavam o fim do relacionamento.

Até o momento, Cuiabá lidera o ranking de feminicídios em 2026, com três casos registrados. Em seguida aparece Tangará da Serra, com dois casos.

 


✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.