Punição
CNJ aposenta juiz de Mato Grosso por desvios de conduta
Raphael Casella respondia a cinco Processos Administrativos Disciplinares (PADs) no Conselho
Polícia | 06 de Agosto de 2025 as 14h 45min
Fonte: Mídia News

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aplicou a pena de aposentadoria compulsória ao juiz federal Raphael Casella, ex-titular da 8ª Vara Cível de Mato Grosso, por desvios de conduta e violação de deveres funcionais. A decisão foi tomada por unanimidade durante sessão realizada nesta terça-feira (5).
Casella respondia a cinco Processos Administrativos Disciplinares (PADs) e estava afastado do cargo desde dezembro de 2022.
As acusações envolvem corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, exploração de prestígio, improbidade administrativa, crimes contra o sistema financeiro, contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro.
Dos cinco processos, quatro foram considerados procedentes. Em dois deles, o CNJ entendeu que as condutas justificavam a aposentadoria compulsória, pena máxima na esfera administrativa.
A principal infração apontada foi a atuação empresarial do magistrado em pelo menos quatro empresas, entre elas o Hotel Monte Carlo, em Cáceres.
De acordo com o relator do caso, conselheiro João Paulo Schoucair, Casella participava diretamente de decisões estratégicas, mantinha reuniões com clientes, inclusive políticos, e seguia à frente de uma das empresas mesmo após formalizar seu desligamento.
As investigações também identificaram movimentações financeiras incompatíveis com a função.
“Numa linguagem simples, atividade judicante não pode ser bico, ninguém pode fazer bico de juiz. Aqui a gente não quer criminalizar a atividade econômica, pelo contrário, que os nossos magistrados possam empreender, obviamente não sendo gestores ou administradores de fato”, afirmou Schoucair
No último PAD analisado, o CNJ reconheceu a prática de falsidade ideológica, exploração de prestígio, crimes financeiros e tributários, além de violações ao Código de Ética da Magistratura e à Lei Orgânica da Magistratura (Loman).
O caso será encaminhado ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e ao Ministério Público para possível responsabilização criminal, o que pode levar à perda definitiva do cargo.
O conselheiro Ulisses Rabaneda, de Mato Grosso, se declarou suspeito e não participou do julgamento.
Notícias dos Poderes
Sinfra alerta que ponte interditada no Rio Teles Pires em Sorriso pode cair
Motoristas estão passando pela ponte, mesmo após a Sinfra determinar a interdição e fechar o acesso ao local
09 de Agosto de 2025 as 16h35Politec identifica sete passageiros de ônibus vítimas de acidente na BR - 163
09 de Agosto de 2025 as 16h37Colisão entre sedan e picape mata casal e criança de três anos em MT; seis ficam feridos
09 de Agosto de 2025 as 14h14Autoridades lamentam 11 mortes em acidente na BR‑163 e reforçam importância da duplicação
Governador, prefeitos e parlamentares enviam mensagens de apoio às famílias das vítimas; prefeito de Lucas do Rio Verde elogia rapidez das equipes de saúde e pede avanço nas obras de duplicação da rodovia.
09 de Agosto de 2025 as 12h27MPF investiga Correios por falhas na entrega domiciliar em Sinop
Procuradora federal instaura procedimento administrativo para fiscalizar cumprimento de decisão judicial que há quase dois anos obriga a estatal a atender todos os bairros; moradores de pelo menos 19 comunidades continuam sem receber correspondências.
09 de Agosto de 2025 as 11h59Tráfego na BR‑163 é liberado após quase 10 horas de bloqueio; colisão entre ônibus e carreta deixou 11 mortos
Concessionária Nova Rota informa que rodovia foi reaberta às 7h43 deste sábado; filas de caminhões e carros provocam lentidão nos dois sentidos
09 de Agosto de 2025 as 08h32Sobe para 11 o numero de mortos em acidente entre ônibus e carreta na BR-163. Veja imagens
Acidente ocorreu entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum; ultrapassagem em faixa contínua é investigada pela Polícia Civil
09 de Agosto de 2025 as 06h36Acidente entre ônibus e carreta deixa ao menos 7 mortos na BR-163
Grave acidente na BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, envolve ônibus intermunicipal e carreta e deixa pelo menos seis mortos
09 de Agosto de 2025 as 01h01