Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Setembro de 2025

Menu

Premiadas

Cervejas brasileiras ficam entre as melhores do mundo em competição internacional; veja quais

O European Beer Star, sediado na Alemanha, é considerado um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo

Polícia | 18 de Setembro de 2025 as 07h 14min
Fonte: Globo Rural

Foto: Divulgação

As cervejas produzidas no Brasil não agradam apenas paladares dentro do território nacional. Atravessam fronteiras pela combinação de sabor e aroma. Nesta quarta-feira (17/9), sete foram premiadas no European Beer Star, um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo, realizado na Alemanha.

Cinco rótulos receberam medalhas de ouro. Outros dois também subiram no pódio, mas para receber a prata (confira abaixo a lista completa). O país com mais premiações foi a própria Alemanha (71), seguida por Itália (37), Estados Unidos (19) e Áustria (14).

Medalhistas de ouro

  • Brotas Beer Schwarzbier (Categoria Dark Lager);
  • Leopoldina Italian Grape Ale Riesling (Categoria Italian Grape Ale);
  • Leopoldina Session Ipa (Categoria Session India Pale Ale);
  • Leopoldina Ipa (Categoria India Pale Ale);
  • Craft Beer is Dead Weizenbock (Categoria Ultra Strong Beer).

Medalhistas de prata

  • Leopoldina Italian Grape Ale Gewurtraminer (Categoria Italian Grape Ale);
  • Terminus 2025 (Categoria Wood – And Barrel – Aged Strong Beer).

Uma das cinco cervejas brasileiras premiadas é produzida em Brotas, no interior de São Paulo, pela Brotas Beer. Apresenta, além de baixa fermentação, como a Pilsen, presença discreta de maltes torrados, aroma suave de lúpulos continentais europeus e baixo amargor.

“Uma cervejaria nacional receber medalha em um concurso internacional não é fácil. Receber ouro em um estilo alemão complexo e delicado em plena capital da Baviera, é o reconhecimento do nosso trabalho de aperfeiçoamento ano após ano”, diz Márcio Sacafin, fundador da empresa.

O ouro no European Beer Star não é a primeira medalha da Brotas Beer Schwarzbier. A bebida coleciona 22 conquistas e, entre elas, a prata no mesmo concurso europeu, mas em 2017.

“Quando envio uma cerveja, pego no estoque, do mesmo lote que vai para o copo do cliente. É claro que eu quero ganhar a medalha, mas quero ainda mais saber como está o meu produto final. Então, quando recebemos as fichas de avaliação dos juízes, trazemos essa informação e vamos ajustando a receita” finaliza o mestre-cervejeiro.