Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 07 de Dezembro de 2025

Menu

Mistério

Caso de menina que deu à luz aos 5 anos intriga a ciência até hoje

Polícia | 08 de Dezembro de 2025 as 07h 00min
Fonte: Extra Globo

Foto: Reprodução

O mistério de mais de 80 anos ainda intriga cientistas mundo afora: como uma menina de apenas 5 anos, 7 meses e 21 dias conseguiu dar à luz?

A peruana Lina Marcela Medina tornou-se a mãe mais jovem do mundo. Outro mistério ligado ao caso perdura até os dias de hoje: a identidade do homem que a engravidou.

A história surgiu no início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Além de noticiarem os combates, cada vez mais ferrenhos, jornais do mundo inteiro se ocuparam da bizarra história que vinha da América do Sul.

Numa aldeia peruana no alto da Cordilheira dos Andes, uma menina de 5 anos apresentava sinais que, apesar da pouca idade, pareciam de gravidez.

Quando a história de Lina começou a circular na região, a família recorreu a xamãs para ajudar a explicar os problemas abdominais da menina, cuja barriga começou a inchar lentamente. Acreditando que ela tinha um demônio dentro de si, os xamãs tentaram uma série de remédios locais para expelir o problema, mas nenhum funcionou.

Por fim, ela foi levada a um hospital local por seu pai, e os médicos inicialmente acreditaram que ela poderia estar sofrendo de um tumor. Na verdade, ela estava grávida de 7 meses. Ela deu à luz seu filho em 14 de maio de 1939.

O menino nasceu pesando pouco menos de 2,7 kg ao nascer por cesariana. O menino recebeu o nome de Gerardo, em homenagem ao médico que o ajudou no parto.

Gerardo foi criado na casa da família como se Lina fosse sua irmã e, segundo relatos, só soube a verdade sobre sua origem aos 10 anos de idade. Exames na época constataram que Lina teve puberdade precoce e já possuía órgãos sexuais completamente desenvolvidos quando engravidou. Mas o fato de a gravidez ter progredido regularmente e o bebê ter nascido sem qualquer problema deixa médicos até hoje perplexos.

Como resultado, Lina se tornou a mãe mais jovem do mundo, comprovado por registros médicos. No entanto, a exposição repentina após o nascimento inusitado a deixou abalada e relutante em falar com a imprensa sobre o assunto.

As atenções deixaram Lina assustada. Moradores da região chegaram a classificá-la como uma versão inca da "Virgem Maria", vendo-a como o receptáculo do filho do "deus Sol".

A questão de quem estuprou e engravidou Lina, contudo, permanece um mistério até hoje. Seu pai foi o principal suspeito e chegou a ser detido sob suspeita de estuprar a filha, mas acabou sendo liberado após a investigação não apresentar testemunhas ou provas de abuso sexual.

Seus tios e irmãos também foram investigados, incluindo um irmão que tinha histórico de problemas de saúde mental. O jardineiro da família também foi tratado com suspeita quando desapareceu misteriosamente após a gravidez se tornar pública. Ninguém foi formalmente acusado.

Não se sabe se Lina está viva. Se estivesse, teria 92 anos. Gerardo faleceu aos 40 anos, em 1979, vítima de uma doença na medula óssea.