Projeto político
Campanha ao Senado exigirá foco total de Janaína, avalia Faiad
Polícia | 08 de Julho de 2025 as 14h 52min
Fonte: Redação

O presidente municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Cuiabá, o advogado Francisco Faiad, manifestou apoio à pré-candidatura da deputada estadual Janaína Riva ao Senado Federal, mas defendeu que ela concentre sua atenção nesse projeto político, em vez de assumir, neste momento, a presidência estadual do partido, atualmente sob o comando do ex-governador Carlos Bezerra.
Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (7), Faiad disse que ainda não há consenso dentro do partido sobre o nome de Janaína para liderar a sigla no Estado e sugeriu que o foco dela deveria ser exclusivamente a eleição majoritária.
"Não há consenso até agora, nenhum. Não houve esse debate até agora com o diretório municipal. Eu penso que ela é uma ótima candidata nossa ao Senado e que deveria se preocupar mais com sua candidatura neste momento", afirmou.
Faiad reforçou que a disputa por uma vaga no Senado exigirá dedicação total da deputada. “Eu disse à Janaína que ela terá pela frente uma dura campanha para o Senado e que não deveria ficar cuidando de candidaturas proporcionais, o que é papel do presidente. A candidatura ao Senado mereceria uma grande concentração, e as proporcionais lhe tirariam tempo”, ponderou.
Mais cedo, nas redes sociais, Janaína Riva anunciou que a convenção estadual do MDB ocorrerá no dia 21 de agosto. Ela também destacou que a aliança entre MDB e Republicanos, já consolidada em São Paulo com a reeleição do prefeito Ricardo Nunes, pode se repetir em nível nacional nas eleições de 2026.
Sobre esse cenário, Faiad disse que o diretório estadual aguarda a posição oficial da Executiva Nacional. "O MDB está em negociação para uma federação com os Republicanos, mas também está em conversa com o PSDB. Estamos aguardando esse posicionamento nacional para, aí sim, tomarmos qualquer definição para o futuro", completou.
Indagado sobre um possível esvaziamento do partido com a saída dos deputados federais Emanuelzinho (rumo ao PSD) e Juarez Costa (que pode se filiar ao Republicanos), o presidente municipal foi firme: “Sem dúvida nenhuma, vamos trabalhar para que isso não aconteça, para que o MDB continue firme e forte para a eleição de 2026.”
Faiad também defendeu a permanência de Carlos Bezerra na presidência estadual do MDB. Bezerra, que anunciou sua saída do cargo para agosto, é uma das figuras mais tradicionais da política mato-grossense, com uma trajetória consolidada dentro da sigla. “Conversando, negociando e respeitando a posição de cada um, eu defendo que Carlos Bezerra continue na presidência do MDB”, concluiu Faiad.
Notícias dos Poderes
Governador de SP tem agenda com Mauro, reunião com produtores e casamento em MT
16 de Julho de 2025 as 07h30PGR defende que Bolsonaro seja condenado a 43 anos de prisão
15 de Julho de 2025 as 11h39Crise Econômica leva prefeitos a defenderem nova partilha do ICMS
Assim como TCU define o fundo de participação dos estados e municípios para impostos federais, o TCE/MT deveria definir uma melhor distribuição do ICMS
14 de Julho de 2025 as 14h14Vereadores aprovam projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em Cuiabá
Texto agora segue para uma segunda votação antes de ser encaminhada à sanção do prefeito
11 de Julho de 2025 as 08h00Em marco histórico, 3 deputadas assumem mandatos na Assembleia ao mesmo tempo
11 de Julho de 2025 as 07h50Deputados da ALMT aprovam em primeira votação projeto do Governo de MT para congelar valores do Fethab
09 de Julho de 2025 as 16h00Adversários históricos estarão juntos em 2026
Neri Geller sela apoio a candidatura de Otaviano Pivetta para governador
09 de Julho de 2025 as 11h06