Capacitação
Batalhão Ambiental da PM forma 18 militares para atuar no policiamento em operações fluviais
Participaram do curso, o primeiro realizado pelo Batalhão Ambiental, policiais militares de Mato Grosso, Acre e Roraima
Polícia | 08 de Junho de 2024 as 14h 20min
Fonte: Hallef Oliveira - PMMT

O Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar realizou, nesta sexta-feira (07.06), a formatura de 18 alunos que participaram do 1º Curso de Operações Fluviais da unidade. A especialização é voltada para qualificação de técnicas de policiamento em operações aquáticas e contou com a participação de militares de Mato Grosso e dos Estados do Acre e Roraima.
Durante seis semanas, os alunos passaram por 415 horas aulas de conhecimentos práticos e teóricos em: Legislação Ambiental, Hidrografia de Mato Grosso, Natação, Mergulho, Salvamento Aquático, Manutenção de Motor de Popa, Patrulhamento Tático Fluvial e Patrulhamento Rural, entre outras atividades relacionadas.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, parabenizou todos os formandos, que passaram por 45 dias de treinamento intensivo. O coronel Mendes ainda destacou a importância de mais um novo curso de qualificação, formando policiais para atuarem em atividades específicas.
“Temos a honra de formar 18 militares, que ficaram 45 dias longe de seus familiares, em dias de muito esforço e muito treinamento. Não foi um curso fácil, foi uma novidade dentro da instituição e isso se torna muito importante, pois esses militares retornam a seus lares e unidades com muito conhecimento adquirido e prontos para o combate contra os crimes ambientais, protegendo nossa terra e nossa sociedade”, ressaltou o comandante-geral.
O comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, explica que o curso tem extrema importância para os policiais militares uma vez que Mato Grosso possui uma vasta bacia hidrográfica, composta por cerca de 130 rios, além de lagos e lagoas de grandes extensões.
“Os rios que atravessam nosso Estado não são apenas vias de navegação, mas também preservam e sustentam grande biodiversidade e atividades de desenvolvimento econômico. Ao fim deste curso, nossos alunos sairão preparados para protegerem esse espaço do meio ambiente e seus arredores”, completou o tenente-coronel.
Também estiveram presentes na solenidade, o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira; o corregedor-geral da PMMT, coronel Fernando Augustinho Oliveira Galindo; o comandante do Comando de Policiamento Especializado da PMMT, coronel André Avelino Neto; o comandante do 1º Comando Regional (Cuiabá), coronel Wankley Corrêa Rodrigues; o comandante do Gefron, tenente-coronel Manoel Bugalho Neto; o subcomandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Ortiz, entre demais autoridades.
Notícias dos Poderes
Polícia Civil entrega medalhas de mérito policial para servidores da Regional de Sinop
A honraria foi criada especialmente para destacar o reconhecimento profissional pela atuação exemplar em defesa da segurança pública
18 de Setembro de 2025 as 11h00Professor preso mandou imagens de estupro contra menores para aluna
18 de Setembro de 2025 as 07h52Polícia divulga cartaz e caça casal suspeito de matar personal
Raylton Mourão e Aline Kounz estão foragidos desde segunda (15); Rozeli Nunes foi morta dia 11
18 de Setembro de 2025 as 07h43Polícia apreende minicelular em presídio em formato de Coca; veja
Aparelho estava no presídio de Juína e foi achado durante revista na última terça-feira (16)
17 de Setembro de 2025 as 15h30Professor universitário é preso pela PC por estupro de crianças e pornografia infantil em MT
17 de Setembro de 2025 as 15h07Empresário, irmã e esposa são condenados a 60 anos de prisão
Flávio Lucas, Thaysa Lucas e Mara Kenia Lucas foram alvos de operação da Polícia Federal em MT
17 de Setembro de 2025 as 08h45Canil clandestino com cães e hamsters é interditado após animais serem flagrados comendo cadáveres
Animais viviam em espaços insalubres, muitos doentes; responsáveis podem responder por maus-tratos e irregularidades sanitárias
17 de Setembro de 2025 as 07h40