Sinop
Audiência Pública discute manejo e modernização da gestão de resíduos sólidos em Sinop
Polícia | 04 de Novembro de 2025 as 15h 33min
Fonte: Assecom

A Prefeitura de Sinop realizou na tarde desta terça-feira (04) uma audiência pública voltada à discussão sobre o manejo e a destinação dos resíduos sólidos urbanos e domésticos do município. O encontro, promovido pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, teve como objetivo apresentar os estudos da Manifestação de Interesse Privado (MIP), que propõe melhorias na coleta, transporte e destinação ambientalmente adequada dos resíduos domiciliares, comerciais e dos serviços de saúde.
Além dos resíduos domiciliares, a audiência também tratou da gestão dos materiais oriundos da construção civil, das obras públicas e dos resíduos gerados nas unidades de saúde sob administração municipal. O debate reuniu servidores públicos, técnicos e representantes da sociedade civil.
O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Vilmar Scherer, destacou a importância da discussão para o desenvolvimento sustentável de Sinop e para a melhoria da qualidade de vida da população. “Esse projeto de resíduos sólidos é algo muito esperado por parte do Poder Público e também pela população. A cada dia o custo da coleta de lixo aumenta e é preciso buscar alternativas que tornem o processo mais sustentável. A implantação da coleta seletiva precisa ser feita com ampla discussão”, pontuou.
Scherer reforçou que o município busca soluções modernas e eficientes para o sistema de limpeza urbana, de forma que o serviço atenda tanto à necessidade operacional quanto à responsabilidade ambiental. “O foco hoje é fazer corretamente a coleta e a destinação para que possamos ter um serviço de qualidade, que é a visão do prefeito Roberto Dorner, do vice-prefeito Paulinho e de toda a administração pública. Estamos com todos os técnicos e profissionais empenhados em discutir um futuro melhor na questão dos resíduos sólidos para Sinop”, completou.
A gestora de projetos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Fernanda Oliveira, explicou que o estudo apresentado contempla uma série de ações integradas. “Entre as propostas estão o atendimento à Política Nacional do Saneamento Básico, a criação de ecopontos para recebimento de materiais recicláveis, implantação de unidade de triagem, unidade de compostagem para resíduos de áreas verdes e programas de educação ambiental”, afirmou.
Fernanda ressaltou que a audiência representa um marco para o município. “É uma data muito importante para Sinop, pois apresentamos à população os estudos da MIP e abrimos espaço para contribuições. Essa etapa é essencial para adequar o município à legislação nacional e ao Novo Marco do Saneamento Básico. O projeto prevê a modernização dos serviços, investimentos em infraestrutura e a implantação definitiva da coleta seletiva, há muito tempo esperada pelos moradores”, destacou.
A bióloga e arquiteta urbanista Aline Gonçalves, integrante do comitê gestor técnico da proposta, reforçou o papel educativo do projeto e a importância da participação popular. “Atualmente, Sinop ainda não possui coleta seletiva, embora o destino final dos resíduos já siga critérios ambientais corretos. O objetivo agora é avançar para a separação do material reciclável e ampliar o trabalho de educação ambiental”, explicou.
Aline lembrou que o município fechou provisoriamente o antigo lixão em maio deste ano e que a concessão proposta trará melhorias significativas. “A proposta prevê coleta seletiva porta a porta, criação de locais de triagem e compostagem e ampliação dos containers nas vias públicas. Queremos estimular as pessoas a praticarem a separação do lixo em casa. Estima-se que mais de 60% do nosso resíduo poderia ser reciclado e isso será fortalecido com um programa permanente de educação ambiental”, afirmou.
O material técnico que sustenta o projeto permanece disponível para consulta pública até o dia 29 de novembro pelo link: https://www.sinop.mt.gov.br/consulta-publica---residuos-solidos-2025. A população pode acessar as informações e encaminhar sugestões para aprimorar o plano. A transmissão completa da Audiência Pública pode ser conferida no link: https://www.youtube.com/live/2_LfZUKnOa4?si=525JKpLJSmWzxdLW.
Notícias dos Poderes
Câmara presta homenagem a Anderson de Oliveira
Apresentador de TV e locutor de rodeios recebe título de cidadão sinopense
05 de Novembro de 2025 as 09h17Prédio na região central de Sinop é atingido por incêndio
Não houve registro de feridos
05 de Novembro de 2025 as 05h50Apresentador e jornalista são condenados à prisão por calúnia e difamação de conselheiro do TCE
Laerte Lannes e Devair Ribeiro foram condenados por declarações ofensivas a familiares do conselheiro Antonio Joaquim em programa de TV local
04 de Novembro de 2025 as 19h21Sérgio Ricardo é empossado e vai conduzir TCE no biênio 26/27
Primeiro presidente reeleito na história do TCE-MT, Sérgio Ricardo reafirmou o compromisso com uma gestão voltada à eficiência e ao impacto social
04 de Novembro de 2025 as 19h18Jogador morre após bater a cabeça durante jogo
Pedro ficou internado durante 11 dias
04 de Novembro de 2025 as 19h12Corpo de Bombeiros registra três ocorrências de queda de árvore após chuva de ontem em Sinop
04 de Novembro de 2025 às 16:03 Duas vias publicas foram bloqueadas e um carro foi atingido durante a tempestade
04 de Novembro de 2025 as 16h55Maria e José são nomes mais comuns em MT, diz IBGE; veja lista
Ranking aponta ainda os sobrenomes mais comuns no Estado, segundo Censo Demográfico de 2022
04 de Novembro de 2025 as 15h09