Drogas sintéticas
Assessor do TJ volta a ser preso acusado de tráfico em Cuiabá
O assessor já foi alvo da Operação Doce Amargo, em 2024; esquema contava com rede de fornecedores
Polícia | 26 de Novembro de 2025 as 14h 40min
Fonte: Mídia News

O advogado e assessor jurídico do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Rodrigo de Figueiredo, foi preso de novo na manhã desta quarta-feira (26), após ser alvo da Operação Vertigem. Ele é investigado por envolvimento em um grupo criminoso que atua no tráfico de drogas sintéticas em Cuiabá.
Rodrigo já havia sido preso em março de 2024 durante a Operação Doce Amargo 3.
De acordo com a Polícia Civil, entre as drogas comercializadas pelo grupo estão ecstasy, MDMA e LSD, conhecidos popularmente como “bala”, “roda” e “doce”, além de outras substâncias como “loló”, lança-perfume ou clorofórmio.
As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), iniciaram no ano de 2023, após cumprimento de ordens judiciais da Operação Doce Amargo. À época, durante as buscas na casa do assessor, foram apreendidos eletrônicos e documentos relacionados à atividade criminosa.
A Polícia identificou uma rede de fornecedores de drogas relacionadas ao servidor. Entre os fornecedores, está o principal alvo da operação, traficante de Cuiabá, que atualmente se encontra no Paraguai e enviava as drogas do país vizinho para Cuiabá.
As investigações apontaram ainda que o servidor público atuava como principal membro de grupos de rateio para aquisição de entorpecentes entre grupos de pessoas de alto poder aquisitivo, inclusive obtendo lucro com sua atuação.
Na operação, são cumpridos nove mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão domiciliar, deferidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias – polo de Cuiabá. As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Cuiabá e no Rio de Janeiro (RJ).
As ordens judiciais buscam desarticular a atuação do grupo criminoso, assim como a identificação de outros possíveis envolvidos.
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso confirmou que o advogado foi exonerado do cargo na manhã desta quarta-feira (26)
Notícias dos Poderes
Mulher acusada de fingir gravidez e realizar funeral com boneca é absolvida
Tahira Edilka Montero também teria falsificado documentos
27 de Novembro de 2025 as 08h20Mulher usa carro para destruir loja do ex e casa da ex-sogra em MT
O caso ocorreu nesta terça-feira (25), em Rondonópolis; a suspeita ainda não foi localizada pela PM
27 de Novembro de 2025 as 08h00TJ vê risco de fuga, barra progressão e mantém fundador do Comando Vermelho no regime fechado
27 de Novembro de 2025 as 08h42Polícia Civil prende advogada e procura corretora fake por golpes imobiliários em Cuiabá
27 de Novembro de 2025 as 08h39Empresário do agronegócio e engenheiro são presos por esquema milionário de furto de energia
26 de Novembro de 2025 as 18h00Saiba quem são os policiais militares alvos de operação do Gaeco
Um contador também está entre os investigados; ação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (26)
26 de Novembro de 2025 as 16h51Polícia Civil prende homem que ameaçou esquartejar a ex-companheira e enterrar pedaços em garimpo
Suspeito ainda desafiava a vítima sobre o que faria com ela se fosse preso
26 de Novembro de 2025 as 16h46