Alta de 4%
Aeroportos de MT devem receber mais de 185 mil passageiros no fim do ano, diz COA
Número representa um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. A movimentação de aeronaves também deve crescer, com 2,4 mil pousos e decolagens
Polícia | 17 de Dezembro de 2024 as 20h 23min
Fonte: Redação G1-MT

Os quatro aeroportos de Mato Grosso administrados pela Centro-Oeste Airports (COA) devem receber mais de 185 mil passageiros entre os dias 17 de dezembro de 2024 e 7 de janeiro de 2025, no período das férias estudantis e das comemorações de final de ano, como o Natal e o Ano Novo. O número representa um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a COA, a movimentação de aeronaves também deve crescer, com 2,4 mil pousos e decolagens, o que corresponde a uma alta de 4%.
De acordo com o levantamento, o Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon será o mais movimentado do estado, com expectativa de 156 mil passageiros em 2,1 mil voos. Os números representam uma alta de 5% no volume de passageiros e de 3% na movimentação de aeronaves em comparação com 2023.
Além disso, o Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, é o destaque do período, com previsão de 26 mil passageiros e 212 voos. Isso representa um crescimento de 18% no número de passageiros e 27% nos pousos e decolagens em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em contrapartida, o Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias, em Alta Floresta, a movimentação deve atingir 2,4 mil passageiros em 26 voos, com alta de 12% no fluxo de passageiros e 8% na movimentação de aeronaves.
Já no Aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, são esperados mais de 2 mil passageiros em 26 voos. Apesar do crescimento de 8% na movimentação de aeronaves, o número de passageiros deve cair 6% em comparação com o ano de 2023.
Com relação a movimentação e o saldo de 2024, até o momento, o diretor-presidente da COA, Marco Antônio Migliorini, destacou que o ano tem sido importante e positivo para a concessionária.
Segundo ele, a população mato-grossense já conta com quatro aeroportos reformulados, que oferecem novas opções de serviços, conforto e comodidade. Migliorini também ressaltou a finalização do processo de internacionalização do Aeroporto Internacional de Cuiabá, principal acesso ao estado, o que consolida Mato Grosso como uma região com quatro importantes portas de entrada e amplia as expectativas para receber ainda mais passageiros.
Voos internacionais
Há duas semanas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou que o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea grande, região metropolitana de Cuiabá, opere voos internacionais.
De acordo com a portaria, o aeroporto internacional, está habilitado para:
-
Voos regulares e não regulares de passageiros;
-
Operações charter de passageiros e cargas;
-
Transporte de mala postal;
-
Serviços de táxi-aéreo, aviação geral e privada.
A portaria publicada pela Anac determina que todas as operações internacionais devem ser previamente agendadas com a administração do aeroporto. Além disso, o terminal precisa atender às condições estabelecidas pelos órgãos de fronteira, como:
-
Receita Federal;
-
Polícia Federal;
-
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
-
Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Caso sejam detectadas irregularidades ou descumprimento das regras, a autorização poderá ser revogada.
Notícias dos Poderes
Universitária de 20 anos morre 10 dias após cirurgia plástica em Cuiabá
15 de Julho de 2025 as 21h51Consumo global de carne deve aumentar 47,9 milhões de toneladas no próximos 10 anos
Em média, o consumo per capita anual deve crescer 0,9 kg por pessoa por ano, segundo relatório da OCDE-FAO
15 de Julho de 2025 as 17h42TJ indica quatro juízes para substituírem afastados por PAD
15 de Julho de 2025 as 15h43Corpo de Bombeiros já atuou em 20 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar em MT
Os dados são de janeiro e junho e demonstram a crescente demanda pela prestação do serviço no Estado
15 de Julho de 2025 as 15h40Herói anônimo que cansou de esperar pelo IBAMA e salvou baleia em SC pode ser punido
Vídeo registra resgate de baleia-franca presa por três dias em rede de pesca em Palhoça (SC). Animal foi libertado com segurança após monitoramento
15 de Julho de 2025 as 15h30MT prevê receita de quase R$ 40 bi e renúncia fiscal de R$ 11 bilhões; servidores terão RGA de 4,56%
15 de Julho de 2025 as 14h57Requisitos para novas unidades de preservação ambiental em MT são questionados no STF
Argumento da PGR é de que regras do estado ofendem direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado
15 de Julho de 2025 as 12h20