Bloqueio de R$ 2 milhões
Advogado é preso em operação contra o tráfico no Estado
Polícia | 16 de Julho de 2025 as 10h 24min
Fonte: Gazeta Digital

Advogado e um casal foram presos na manhã desta quarta-feira (16), durante a “Operação Heresia”, deflagrada pela Polícia Civil em Alta Floresta, Carlinda, Sinop e Cuiabá, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de tráfico de drogas e lavagem de capitais. Na ação foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e 1 de prisão preventiva, além do bloqueio de contas até o montante de R$ 2 milhões por alvo principal.
A operação foi desencadeada pela Delegacia de Polícia de Alta Floresta, com apoio do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional, para o cumprimento simultâneo das ordens judiciais e 11 intimações para fins de monitoramento eletrônico, além de 4ordens de bloqueio judicial e sequestro de bens. Também foi determinada judicialmente a suspensão das atividades de uma empresa de produtos eletrônicos em Cuiabá, utilizada na lavagem de dinheiro proveniente do tráfico.
Um dos alvos da operação é um advogado, já condenado por associação criminosa, que reside em um condomínio de luxo em Sinop. Em Alta Floresta, um casal foi preso em flagrante com porções e diversos envelopes de cocaína. Em Sinop, foram sequestrados e apreendidos bens de alto valor pertencentes ao advogado investigado, como dois veículos e joias. Em Cuiabá, constatou-se que o local com dois andares de mercadorias não possui qualquer sistema de controle, emissão de notas ou livros contábeis.
Também houve sequestro e apreensão de veículos e objetos de valor. A Secretaria Municipal de Ordem Pública lacrou o estabelecimento. Ao todo, foram identificados diversos envolvidos nas investigações, que compõem diferentes núcleos de atuação do grupo criminoso – incluindo os braços operacional, jurídico e financeiro.
A investigação revelou um sofisticado esquema de contabilidade do tráfico e movimentações bancárias milionárias, com o uso de empresas de fachada e depósitos pulverizados. As ordens judiciais foram expedidas por diferentes juízos.
A Operação
O nome “Heresia” foi escolhido para simbolizar a escolha deliberada dos investigados por um caminho à margem da legalidade, rompendo com os valores fundamentais da ordem jurídica e social. A operação, coordenada pelo delegado André Victor de Oliveira Leite, representa mais um esforço para desarticular facções criminosas de atuação regional e impacto estadual, com foco na descapitalização dos investigados e na interrupção do fluxo financeiro ilícito que alimenta o tráfico de entorpecentes no estado.
Notícias dos Poderes
Vítima postou foto com casal 4 meses antes de ser morta em Sorriso
16 de Julho de 2025 as 11h01PM que assassinou a esposa insiste que é esquizofrênico e pede exame de sanidade
Ricker Maximiano de Moraes cometeu o crime na frente dos filhos, de 3 e 5 anos
16 de Julho de 2025 as 12h57Mulher é encontrada morta ao lado de bicicleta na MT-242; polícia apura acidente
16 de Julho de 2025 as 12h33Adolescente de 14 anos é assassinado com sete tiros dentro de oficina em MT
16 de Julho de 2025 as 11h21Ex-prefeito em MT é baleado na cabeça após ter sua clínica invadida por criminosos; vídeo
16 de Julho de 2025 as 10h18TJ frustra 'manobra' e mantém júri de pecuarista, filho e cunhado
Réus buscavam afastar qualificadora com objetivo de conseguir uma eventual redução da pena
16 de Julho de 2025 as 07h56Amante foi gravado em traição com médica em casa e deu 'joia' para câmera; veja
15 de Julho de 2025 as 11h09Médica, empresário e executor de homicídio em distribuidora são alvos de operação da Polícia Civil em Sorriso
Vítima estava mantendo um relacionamento amoroso com a investigada, fato que teria motivado o crime
15 de Julho de 2025 as 09h58