Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Menu

Uma homenagem em cima da outra

Notícias dos Poderes | 13 de Setembro de 2022 as 18h 10min

Tocado pelo luto do ex-prefeito de Sinop, Antônio Contini, o vereador Paulinho Abreu (PL), acabou cometendo uma leve gafe durante a sessão da Câmara desta segunda-feira (12).
Na ânsia de render uma homenagem ao ex-gestor recém falecido, Paulinho sugeriu colocar o nome de Contini no Estádio Gigante do Norte. O vereador foi automaticamente corrigido pelos seus pares, lembrando que o estádio já tem nome.
Construído no ano de 1988 e inicialmente chamado de “Madeirão” – por ser todo cercado com costaneiras de toras – o Estádio foi rebatizado em maio de 2007, passando a ser chamado de Estádio Municipal Massami Uriu. 
Pioneiro, Massami chegou em Sinop em 1974 e foi um dos primeiros contadores da cidade. Seu nome foi emprestado ao estádio devido a ligação que tinha com o futebol. Em 1985 Massami comandou o time de futsal da cidade, levando a equipe para o campeonato nacional. Ele também foi um dos criadores, dirigente e treinador do Sinop F.C. Massami também chegou a sentar na cadeira agora ocupada por Paulinho, no ano de 1983, quando assumiu temporariamente o cargo de vereador. Ele era suplente. Massami morreu em novembro de 2006, aos 67 anos de idade.
Mesmo que quisesse rebatizar o “Gigante do Norte”, Paulinho não pode. Existe uma legislação municipal que impede os vereadores de alterar o nome de logradouros públicos já dedicados homenagear pessoas. Como foi alertado no ato, de imediato o vereador sugeriu que, então, outra homenagem, “a altura de Contini”, seja pensada para o ex-prefeito. 
A gafe de Paulinho tem explicação. Embora tenha sido construído na gestão de Geraldino Dal’Maso, o estádio foi completamente reestruturado no mandato de Contini. A obra foi um marco do seu governo.
Quem deu uma ideia para equalizar essa questão foi José Pedro Serafini, o Pedrinho, que foi vice-prefeito de Contini entre 1993-1996. Pedrinho sugeriu dar uma boa revitalizar na praça que fica no entorno do Estádio e erguer um marco em memória de Contini ali, no pé do Gigante. 
Será que cabe um chapéu?