Segurança e praticidade
Transferência de veículo de pessoa jurídica pode ser feita de forma digital em Mato Grosso
A intenção é garantir mais agilidade, segurança jurídica, transparência e redução da burocracia
Notícias dos Poderes | 07 de Maio de 2025 as 15h 11min
Fonte: Secom -MT

A transferência de propriedade de veículos de pessoa jurídica já pode ser feita de forma 100% digital, sem a necessidade de deslocamento a unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) para a realização do serviço.
O lançamento do serviço digital ocorreu nesta quarta-feira (7.5), no auditório da sede do Detran-MT, em Cuiabá, e contou com a participação de representantes das categorias credenciadas que atuam nos segmentos de veículos em Mato Grosso, tais como despachantes, estampadores de placas, empresas de vistoria veicular e de comercialização de veículos automotores.
Durante o evento, os participantes conheceram o passo a passo do novo sistema com realização de uma transferência digital em tempo real.
Conforme o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a intenção é garantir mais agilidade, segurança jurídica, transparência e redução da burocracia, modernizando a forma como as transações veiculares são conduzidas em Mato Grosso.
“Esse avanço representa não apenas uma inovação tecnológica, mas também uma mudança de cultura na relação entre o cidadão e o serviço público, aproximando o Detran da realidade digital que a sociedade já vive”, destacou o presidente.
O vice-presidente do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas de Mato Grosso, Valdemir Alcântara, destacou que o sistema é mais uma ferramenta tecnológica que vai dar agilidade nos processos dos despachantes e segurança ao cidadão que está transferindo.
“O serviço pode ser feito de casa, de onde a pessoa estiver, sem precisar deslocamentos. Nós, despachantes, estamos confiantes que essa ferramenta vai trazer uma nova tecnologia que vai contribuir muito com o cidadão mato-grossense. Todo o processo será feito de forma automatizada, garantindo responsabilidade jurídica e confiabilidade na operação”, disse.
A transferência de veículos de pessoa jurídica pode ser feita de forma digital para veículos que possuem o Certificado de Registro de Veículo eletrônico (CRVe), emitido a partir de 21 de abril de 2021 e que pertençam à categoria PARTICULAR.
Para realizar o serviço, basta acessar o site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br), clicar no menu “Transferência de veículo digital”, acessar o site da empresa credenciada ao Detran e seguir o passo a passo.
Serviços digitais
Desde 2019 a atual gestão vem investindo na modernização dos serviços do Detran-MT para facilitar a vida do cidadão mato-grossense.
O Detran-MT conta, atualmente, com mais de 20 serviços que podem ser realizados de forma online, pelo site do órgão ou pelo aplicativo MT Cidadão. São eles:
- Renovação da CNH;
- Emissão do Licenciamento Anual;
- Transferência veicular digital;
- Segunda via da CNH;
- Troca para CNH definitiva;
- Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID);
- Troca para Placa Mercosul;
- Segunda via de CRV
- Inclusão de financiamento;
- Baixa de financiamento;
- Requerimento para condutor PCD;
- Inclusão de atividade remunerada EAR na CNH (para motoristas profissionais e de aplicativo);
- Emissão de certidão do condutor;
- Consulta de informações de veículos;
- Defesa e Recurso de infração de trânsito e muitos outros;
- Emissão da credencial de estacionamento de idoso (através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito);
- Indicação de Real Infrator (através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito).
Notícias dos Poderes
STJ nega levar médica a júri popular por morte de verdureiro em Cuiabá
10 de Maio de 2025 as 18h47Sinop: Mulher morre atropelada por carreta
10 de Maio de 2025 as 11h44Inquérito sobre relação de lobista de MT e ministro é arquivado
ndreson de Oliveira Gonçalves é investigado em operação sobre suposta venda de sentenças
09 de Maio de 2025 as 16h26Mato Grosso completa hoje 277 anos
09 de Maio de 2025 as 16h02Escolhida Rainha da Exponorte 2025
09 de Maio de 2025 as 15h22Eleição da presidência do TRE/MT é anulada
TSE afirmou que resultado viola a lei da Magistratura
09 de Maio de 2025 as 13h24Usina de trituração de pneus é flagrada furtando energia
A ligação feita na rede de alta tensão de forma irregular colocava a vida de pessoas e animais em risco
09 de Maio de 2025 as 13h19TCE-MT dá 15 dias para Governo do Estado explicar situação dos consignados e anuncia auditoria
Entre as informações requeridas estão a relação nominal dos servidores com descontos em folha e a identificação das instituições financeiras autorizadas a operar no estado
09 de Maio de 2025 as 12h21