Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 12 de Agosto de 2022

Menu

Notícias dos Poderes

Tem deputado querendo a presidência antes de se eleger

| 05 de Agosto de 2022 as 18h 08min

As candidaturas acabaram de serem oficializadas pelos partidos e já tem deputado se autopromovendo Presidente da Assembleia Legislativa – isso faltando dois meses para as eleições. A confiança é tão grande, que mesmo antes de colocar a campanha na rua, esse pessoal já está se achando no direito de atalhar o processo e se colocar na cadeira de presidente.

Essa soberba não é exclusiva. Pelo menos três grandes figurões da Assembleia Legislativa cometeram o mesmo pecado. Além da falta de autocrítica, esses candidatos tem outras características em comum entre si: são deputados da atual legislatura, possuem um enorme capital político e estão em cena há muito tempo, sem qualquer pretensão de largar o poder ou passa-lo a diante.

As máquinas de campanha, que estes e outros candidatos, montaram ao longo do tempo podem ajudar a ter uma eleição bem sucedida. Por mais que as campanhas tenham se tornado um processo profissional, não há certeza alguma da vitória. Quem quiser fazer projeto para a eleição, ou para depois dela, precisa combinar com o eleitor. Primeiro passa no “vestibular da urna” e, depois, se for aprovado, discute mesa diretora da Assembleia.

Além de prepotência, com uma dose de afobação, o comportamento desses “candidatos figurões”, dá margem para especularmos sobre suas prioridades. Se nesse momento de eleição, eles estão trabalhando para serem presidente e mandar na Assembleia, quais serão suas preocupações quando tomarem posse do mandato que o eleitor lhes deu? Vão passar 4 anos trabalhando para se reeleger e, na hora de se reeleger vão articular mais poder? É esse o ciclo vicioso de quem está nos altos degraus da política de Mato Grosso?

Que as urnas sejam capaz de por uma graxa nessa rosca espanada.