Balneabilidade 2025
Sete rios de MT são considerados impróprios para banho, incluindo Bonsucesso e Cachoeirinha
A verificação da balneabilidade foi realizada por meio da coleta de dados em campo e análises laboratoriais, no período de 30 de junho a 04 de setembro de 2025
Notícias dos Poderes | 23 de Setembro de 2025 as 07h 49min
Fonte: Da redação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) analisou a qualidade da água em 41 pontos utilizados por banhistas para fins recreativos em rios e córregos localizados em 15 municípios de Mato Grosso. Do total de análise, em apenas sete locais a água foi considerada imprópria para banho.
De acordo com o boletim de balneabilidade, foram verificadas concentrações acima do permitido da bactéria Escherichia coli, que pode causar infecções, nas praias de Bonsucesso, em Várzea Grande; Comunidade de São Gonçalo, em Cuiabá; Cachoeirinha, em Chapada dos Guimarães; Vereda e Santo Antonio do Leverger; Estação Astyanax Xavante, em Barra do Garças; e Rio Paraguai, em Barra do Bugres.
A verificação da balneabilidade nas praias fluviais de Mato Grosso foi realizada por meio da coleta de dados em campo e análises laboratoriais, no período de 30 de junho a 4 de setembro de 2025.
Foram contemplados com a análise os municípios de Várzea Grande, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres, Santo Antônio Leverger, Barra do Bugres, Jaciara, Barra do Garças, Nova Marilândia, Nortelândia, Diamantino, Colíder, Guarantã do Norte, Matupá e Peixoto de Azevedo.
A classificação foi realizada conforme os padrões e critérios de balneabilidade determinados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O estudo serve como subsídio para a atuação das prefeituras e dos órgãos de fiscalização.
Próprias para banho
Em Cuiabá, a Sema realizou coletas de amostras em nove pontos: Comunidade Aguaçú, Ponte de Ferro da Guia, Ponte de Ferro no Rio Coxipó, Mutuca, Rio Claro, Balneário Soberbo (Coxipó Açú), Coxipó do Ouro, Comunidade São Gonçalo e Salgadeira. Com exceção da praia da Comunidade de São Gonçalo, as demais foram consideradas próprias para banho.
Já em Várzea Grande, foram realizadas amostras em dois locais: Bonsucesso (imprópria) e Passagem da Conceição (própria). Em Chapada dos Guimarães, foram realizadas coletas na Cachoeirinha, Cachoeira dos Namorados e Lago de Manso (marinas). Somente a praia da Cachoeirinha foi considerada imprópria.
Em Barra do Garças, ponto turístico de Mato Grosso, das quatro praias analisadas, estão próprias para banho a Praia da Primavera/Rio Araguaia – do Pontal do Araguaia, do Bosque Rio Garças e a Cachoeira Pé da Serra.
Na cidade de Nobres, foram analisadas coletas do Rio Estivado (Bom Jardim) e Aquário Encantado, ambas classificadas como própria. Em Jaciara, também foram avaliadas positivamente as águas da Cachoeira da Mulata e Rio Tenente Amaral (Água Jaciara).
Nos municípios de Nova Marilândia, Nortelândia, Diamantino, Colíder, Guarantã do Norte, Matupá e Peixoto de Azevedo, todas as coletas analisadas foram classificadas como própria para banho.
Nova Marilândia: Praia dos Cachorros
Nortelândia: Rota do Sola
Diamantino: Areial, Frei Manoel, Ribeirão Vermelho;
Colíder: Balneário Rancho Baixadão, Cachoeira Mercúrio e Cachoeira da Família;
Guarantã do Norte: Balneário Cachoeirinha, Balneário do Cláudio e Balneário Stregue;
Matupá: Cachoeirinha E-60, Ponte Peixotinho, Captação Rio Peixoto de Azevedo e Lago 1;
Peixoto de Azevedo: Cachoeira da Onze;
Orientações da Sema
A Sema orienta a população a sempre evitar a recreação de contato primário (balneabilidade) nos locais classificados como impróprios, evitar o banho depois da ocorrência de chuvas de maior intensidade, evitar ingestão de água destes locais sem o devido tratamento e redobrar atenção com crianças e idosos.
A população também pode comunicar à Sema eventos ou circunstâncias que possam levar a dúvidas quanto à manutenção da condição de balneabilidade de qualquer recurso hídrico utilizado para recreação de contato primário, para que a pasta, se necessário, adote providências de novas avaliações.
Notícias dos Poderes
Cronograma para limpeza de cabos e fios dos postes é apresentado pela Energisa; ação iniciou hoje (23)
23 de Setembro de 2025 as 15h58Sérgio Ricardo diz que Santa Casa será vendida por R$ 25 milhões para prefeitura ou Governo
Presidente do Tribunal de Contas disse que o valor do leilão está caindo e que a venda por R$ 25 milhões é a realidade. "Já vi hoje aquilo que havia previsto", afirmou.
23 de Setembro de 2025 as 15h04Rebaixamento da UHE Colíder provoca prejuízos à pesca e ao turismo
Pescadores e comerciantes relatam em audiência os impactos com a oscilação do lago
23 de Setembro de 2025 as 14h50MT Construir destaca inovação no mercado de portas em Sinop
23 de Setembro de 2025 as 10h52Passageira fica presa em toboágua de cruzeiro a 48 metros do mar no Alasca; vídeo viraliza nas redes
23 de Setembro de 2025 as 10h47Esposa de PM que matou personal a tiros se entrega à polícia
Aline Valandro Kounz é alvo de um mandado de prisão temporária de 30 dias por suspeita de envolvimento no assassinato de Rozeli Nunes
23 de Setembro de 2025 as 10h38Mulher dá bocejo matinal tão forte que quebra o pescoço: 'Quase morri'
Hayley Black sentiu uma 'sensação de choque elétrico' percorrer seu corpo, e seu braço ficou 'paralisado no ar' após bocejar forte e se espreguiçar pela manhã
23 de Setembro de 2025 as 10h19Governo sanciona lei que extingue 56 cartórios em MT; veja quais
Proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa em julho, após ser validade pelo Pleno do TJ-MT
23 de Setembro de 2025 as 10h00