Sem ranço político
Notícias dos Poderes | 22 de Março de 2019 as 18h 14min
Juarez Costa (MDB) e Dilmar Dal’Bosco (DEM) sempre estiveram em polos opostos da política de Sinop. Quando o antigo PFL dava suporte a gestão do prefeito Nilson Leitão, lá no começo dos anos 2000, Juarez era ferrenha oposição. Quando o irmão de Dilmar, Dilceu Dal’Bosco, buscava sua reeleição como deputado estadual, Juarez entrou no certame disputando os votos do eleitorado local. Ambos sagraram-se vitoriosos, mas ainda assim em campos opostos da política.
Em 2008, Juarez deixa a Assembleia para ser prefeito de Sinop, em uma eleição que tinha no grupo adversário o DEM e os Dal’Bosco. Em 2010, Dilceu passa a vaga de candidato a estadual para seu irmão e, nesse cenário, Juarez apoia a candidatura de Baiano. Quando chega a campanha de reeleição, em 2012, Juarez enfrenta diretamente Dilceu, em uma campanha bastante dura. Esse embate durou até o último pleito.
Os partidos de Juarez e Dilmar acabaram colocando os dois no mesmo palanque em 2018, apoiando o projeto de Mauro Mendes (DEM). Os dois chegaram a, literalmente, rachar comícios – no sentido de dividir o espaço. Houveram até santinhos com a dobradinha Juarez para federal e Dilmar para estadual.
A campanha passou e, ao que parece, o ranço político também. Já no começo dos seus mandatos, Juarez e Dilmar mostram que são capazes de trabalharem em conjunto e – até – com um certo entrosamento. Foi com uma ação há 4 mãos que eles conseguiram arrancar do vice-governador Otaviano Pivetta R$ 4 milhões para duplicação da MT-140. E olha que a ordem desse atual governo é lacrar o cofre até vencer a crise. Juarez e Dilmar chegaram dividir publicamente a conquista política. Cada um, a sua forma, gravou mensagens para seu eleitorado, citando o novo parceiro de trabalho.
Lideranças de Sinop, eleitas, trabalhando em colaboração, é um sinal de uma política mais madura, sadia e eficiente. Durante a maior parte da sua história a cidade ficou politicamente “desalinhada” com as esferas estadual e federal: o prefeito era adversário do governador, do deputado ou do senador e cada um remava para um lado, deixando Sinop à deriva. Depois de tantos anos, é bom ver que o gosto amargo na boca não predomina mais.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36