Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Menu

Notícias dos Poderes

Roubando a feira

Notícias dos Poderes | 18 de Outubro de 2022 as 15h 42min

A deputada estadual mais votada em Mato Grosso nas eleições de 2022 está longe de ser uma unanimidade política – inclusive na sua terra. Na semana passada, Janaina Riva (MDB), foi duramente criticada no plenário da Câmara de vereadores de Juara – onde começou a trajetória política de seu pai José Riva e por consequência a pequena oligarquia herdada por Janaina. A acusação? Ter se apropriado de conquistas políticas de outros como se fossem suas.

Quem levantou o discurso foi a vereadora Dra. Mônica Costa. Segundo a vereadora, Janaina divulgou um vídeo, que circulou nos grupos de WhatsApp na terça-feira passada, dia 11 de outubro, afirmando que havia um recurso da deputada chegando para cidade de Juara. O dinheiro seria aplicado na aguardada reforma e ampliação da feira municipal da agricultura familiar. “Essa feira está virando piada já”, criticou a vereadora.

Para Dra. Mônica, Janaina está tomando para si toda a ação política que resultou na viabilização do recurso para feira. A vereadora levou para tribuna os documentos que mostram que o trabalho em busca da nova feira iniciou em janeiro desse ano, em uma reunião com o então secretário estadual de Agricultura Familiar, Silvano Amaral. No dia 19 de janeiro, quando o projeto com o pedido de convênio foi protocolado no Estado, estavam presentes ela, o Silvano, o prefeito Carlos Sirena, o vereador de Juara Léo Boy e o deputado federal Juarez Costa. “Juarez chegou a se comprometer em indicar através de emendas dele R$ 819 mil para feira, mas Silvano informou que a SEAF tinha disponibilidade desse valor para fazer o convênio”, recordou Mônica.

A vereadora também apresentou a súmula do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, demonstrando que o convênio para construção da feira foi efetivado em 19 de maio – inclusive estabelecendo a contrapartida da prefeitura, na ordem de R$ 40,9 mil. “A reforma da feira só não foi iniciada porque entramos no período eleitoral, mas vai acontecer normalmente agora”, frisou Mônica.

A reestruturação da feira para a agricultura familiar tem sido uma busca constante da vereadora. Mas nem sempre quem trabalha é quem leva o crédito.