Racismo do Nortão em rede nacional
Notícias dos Poderes | 18 de Março de 2022 as 16h 31min
A repórter Nataly Simões, do Portal Terra, escolheu o Mato Grosso para falar de racismo e discriminação. Faz sentido. O Estado foi o líder em casos de crimes de injúria racial em 2019 e o 4º no ranking em 2020 (Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública). A “enxadada” da jornalista foi nas cidades do agronegócio. Começou por Nova Mutum, dedicou a maior parte do texto para Sorriso, mas não deixou Sinop de fora. Aqui, o foco foi nossos “homens brancos” da política.
De Sinop, nenhuma linha sobre a miscigenação cultural, sobre as oportunidades de trabalho e educação ou a organização urbana. Nataly foi só no calo. Há quem acredite que jornalismo é falar sobre a manchinha podre da fruta e não sobre seu valor nutricional. Então vamos à parte podre.
O que a jornalista do Terra mirou em Sinop foram as posturas (uma de cada), do prefeito e do presidente da Câmara da cidade. Sobre Roberto Dorner, Nataly escreveu para o Terra que o gestor sancionou uma lei que proíbe materiais sobre “ideologia de gênero”, em locais públicos, privados de acesso público e entidades de ensino. “Entre as proibições, está ‘qualquer conteúdo com informações sobre a prática da orientação ou opção sexual, da ideologia de gênero, de direitos sexuais e reprodutivos, e também da sexualidade polimórfica, desconstrução da família e casamento tradicional’.”, relata a reportagem.
Para compor na sua descrição de um cenário repleto de discriminação, a jornalista rememorou o comportamento do presidente da Câmara, Élbio Volkweis, no Dia da Consciência Negra, em 2021. O vereador teria rejeitado o convite para participar do evento em alusão a data, mas no fim acabou comparecendo. A reportagem reproduz o discurso de Élbio naquele caso: “Acho que ninguém pode se vitimalizar [sic] pela cor da sua pele. A cor da pele não dá dignidade a ninguém. Não vamos usar a cor da pele e se aproveitar disso. Isso é racismo”.
Nataly lembrou que no evento da Consciência Negra, cerca de 20 pessoas estiveram presentes, a maioria ligadas ao movimento negro; e que “poucas semanas antes, praticamente todos os vereadores haviam ido à inauguração de um shopping. Mas, ao ato da Consciência Negra, ninguém compareceu”.
Para acompanhar essa leitura do Terra sobre o Norte do Mato Grosso, basta clicar aqui.
Notícias dos Poderes
Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
SECRETÁRIO DA CASA CIVIL RESPONDE DEPUTADA E AUMENTA A PRESSÃO NA RELAÇÃO EXECUTIVO E LEGISLATIVO
30 de Abril de 2025 as 22h36Janaina faz duras críticas a Fábio Garcia e manda recado a Mauro Mendes
ÚNICA DEPUTADA ACUSA CHEFE DA CASA CIVIL DE MACHISMO INSTITUCIONALIZADO, PERSEGUIÇÃO E USO DE DINHEIRO PÚBLICO DE FORMA ELEITORAL
30 de Abril de 2025 as 16h56Antecipação do processo eleitoral de 2026 causa dúvidas quanto ao futuro do governador Mauro Mendes
29 de Abril de 2025 as 07h00Gisela se recusa a dar posse para diretoria que apoiou opositora
16 de Abril de 2025 as 10h14O MDB caiu junto com o cocar
10 de Abril de 2025 as 16h02Governador Rafael Fontelles do Piauí se reúne com gigantes do agro de Mato Grosso
Encontro reuniu os primos Blairo e Erai Maggi, Otaviano Pivetta, Luiz Antônio Pagot, Mauro Carvalho, Cornélio Sanders e Gregory Sanders, Samuel Maggi Locks e Claudinei Zenatti
04 de Abril de 2025 as 09h39