Quem é o senador de Bolsonaro?
Notícias dos Poderes | 13 de Maio de 2022 as 17h 05min
Lideranças da política de Mato Grosso, que pretendem disputar a eleição de 2022, tentam desde já demonstrar que apoiam a reeleição de Jair Bolsonaro. O presidente da República – e seus discursos – são muito populares entre os mato-grossenses. Além disso, na eleição anterior, de 2018, quase anônimos foram alçados à campeões de voto, tudo porque conseguiram estar no mesmo palanque que Bolsonaro. Vide o deputado federal mais votado de 2018 e a senadora, que acabou cassada.
Com o cenário polarizado e um histórico ranço do PT na maioria das zonas eleitorais de Mato Grosso, ser o candidato “aliado” de Bolsonaro é começar com uma vantagem. Dianteira que Wellington Fagundes (PL), é experiente demais para desprezar. Fagundes buscará em 2022 a sua reeleição no Senado Federal, é considerado um candidato natural ao cargo e, desde a filiação do presidente no PL, o nome de Bolsonaro em Mato Grosso. Mas será que o eleitorado concorda?
Como o mandato de senador é de 8 anos, Fagundes se permitiu disputar a eleição de 2018 sem o prejuízo de ficar sem cargo se perdesse. Concorreu a governador do Estado, com o apoio do PT e do PC do B. Pediu voto para Fernando Haddad no primeiro e também no segundo turno – mesmo as eleições no Estado terem se resolvido no primeiro turno. Como naquele ano a disputa era entre o governo desastroso de Pedro Taques candidato à reeleição, Fagundes com o “bloco vermelho” e Mauro Mendes, o novo governador acabou sendo eleito no primeiro turno com 58% dos votos. Taques e Fagundes tiveram o mesmo peso para o eleitorado: 19% cada.
Antes do palanque com PT e PC do B em 2018, Fagundes foi um dos vice-líderes do governo Dilma no Senado. Na reeleição da presidente petista, Fagundes colocou sua máquina de campanha para apoiar Dilma. Fotos desse passado vieram a tona na eleição passada e provavelmente virão também nessa.
Enquanto Fagundes tenta esconder seu passado vermelho, um nome do agronegócio começa a abocanhar a atenção do eleitorado. Antônio Galvan, ex-presidente do Sindicato Rural de Sinop, ex-presidente da Aprosoja Mato Grosso e atual presidente da Aprosoja Brasil, é o estereótipo do candidato bolsonarista. Ruralista, articulado mas de discurso simples, defensor irrestrito da soberania nacional e entusiasta do sistema produtivo. Além disso, Galvan não tem esqueletos guardados no armário. No seu histórico tem luta pela classe produtiva desde o Grito do Ipiranga até os mais recentes manifestos em favor do atual presidente – dos quais Galvan atuou como organizador.
Oficialmente, lá no TSE, Fagundes pode ser o candidato a senador de Bolsonaro. Mas e na prática? Será que emplaca?
Notícias dos Poderes
Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
SECRETÁRIO DA CASA CIVIL RESPONDE DEPUTADA E AUMENTA A PRESSÃO NA RELAÇÃO EXECUTIVO E LEGISLATIVO
30 de Abril de 2025 as 22h36Janaina faz duras críticas a Fábio Garcia e manda recado a Mauro Mendes
ÚNICA DEPUTADA ACUSA CHEFE DA CASA CIVIL DE MACHISMO INSTITUCIONALIZADO, PERSEGUIÇÃO E USO DE DINHEIRO PÚBLICO DE FORMA ELEITORAL
30 de Abril de 2025 as 16h56Antecipação do processo eleitoral de 2026 causa dúvidas quanto ao futuro do governador Mauro Mendes
29 de Abril de 2025 as 07h00Gisela se recusa a dar posse para diretoria que apoiou opositora
16 de Abril de 2025 as 10h14O MDB caiu junto com o cocar
10 de Abril de 2025 as 16h02Governador Rafael Fontelles do Piauí se reúne com gigantes do agro de Mato Grosso
Encontro reuniu os primos Blairo e Erai Maggi, Otaviano Pivetta, Luiz Antônio Pagot, Mauro Carvalho, Cornélio Sanders e Gregory Sanders, Samuel Maggi Locks e Claudinei Zenatti
04 de Abril de 2025 as 09h39