Promotor da lacração
Notícias dos Poderes | 02 de Outubro de 2019 as 09h 38min
À 500km de Sinop, na urbana Cuiabá, o promotor de Justiça, Alexandre Guedes, decidiu emoldurar o seu alto grau cultural e dar uma “lacrada” aproveitando a polêmica que vem do interior. Ao saber que o grafite da ativista Greta Thunberg, feito no viaduto do São Cristóvão, em Sinop, seria apagado, Guedes imprimiu a imagem – de forma bem amadora, provavelmente na impressora do seu gabinete – pendurou na entrada da sua sala. Depois tirou uma foto e postou em suas redes sociais dizendo: “o bom da arte é isso. Você tenta apagar, mas ela se reproduz”. A atitude acabou sendo aproveitada pela imprensa cuiabana, que deu destaque.
O promotor está certo no que disse. Em tempos iluminados, de democracia vigente, quando se tenta censurar uma arte, um livro, uma música ou um texto, essa peça se reproduz. É a forma que a sociedade tem de mostrar que não existem cabrestos que lhe cabem e que a cada tentativa de represália, um libertário se levantará.
Nisso ele está certo. Mas seu ato está fora de esquadro. Guedes é o retrato do homem urbano, mora e trabalha em prédio, na capital. É funcionário público, que veste terno e gravata todas as manhãs. Se por um lado ele foi sensível o suficiente para replicar a obra censurada, por outro lhe faltou sensibilidade para entender a fúria que o rosto da ativista causou entre quem opera o agronegócio ou indiretamente vive dele, no Norte do Estado.
Foi um ato desconexo, com cheiro de autopromoção. Uma típica “lacração” daqueles que parecem iluminados demais a ponto de não entender como funciona a sociedade real, o chão da fábrica, o pé-rachado... Sua “luta” pela arte se resumiu a mandar um dos seus assessores imprimir o grafite e colar na porta do gabinete, tirar uma foto e postar nas suas redes sociais. Nossa! Que Herói!
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36