Presidente e relator da CPI
Notícias dos Poderes | 03 de Dezembro de 2019 as 16h 36min
Depois da nomeação dos membros da CPI do Nepotismo na sessão de ontem, segunda-feira (2), da Câmara de Sinop, os vereadores escolhidos já estabeleceram quem conduzirá os trabalhos da investigação.
A comissão será presidida por Joacir Testa (PDT). O relator, a quem cabe fechar a avaliação das investigações, será Ícaro Severo (PSDB). Joaninha (MDB), Billy Dal'Bosco (PL) e Leonardo Visera (PP), são os demais membros da comissão.
Em uma análise informal, esse é a pior escalação possível para a prefeita Rosana Martinelli (PL), alvo principal das investigações, visto que o maior volume de cargos comissionados da gestão municipal está no executivo.
Dos 5 membros da CPI, o único que é declaradamente membro da bancada de sustentação da prefeita é Joaninha. Billy Dal’Bosco, embora do mesmo partido de Rosana, declarou uma postura de independência, quando regressou ao legislativo após breve passagem pela secretaria de Desenvolvimento Urbano. Em seus discursos e votos, desde então, Billy tem sustentado essa postura. Já Leonardo Visera, sempre manteve uma posição independente.
Como presidente, Joacir Testa deve fazer a CPI andar. Ele tem sido metódico e centrado na sua atuação como vereador. Ao que tudo indica, não deve “enrolar” o andamento da comissão.
Por fim, Ícaro Severo será o relator. O jovem vereador, que integra o bloco de oposição, tem demonstrado uma postura legalista, calçado suas decisões na constituição e nos regimentos. Ao longo do seu mandato fez questão de apresentar relatórios extensos, muitas vezes contrariando o jurídico da Câmara, mesmo no cotidiano das comissões competentes. Apesar da pouca idade é, provavelmente, o vereador com a caneta mais pesada da atual legislatura.
Essa formação e o fato de que o relatório final irá eclodir nos meses que antecedem a eleição criam um cenário pouco favorável para a prefeita Rosana Martinelli. No entanto, nada disso se configura em ameaça se a sua gestão não tiver nenhum caso de nepotismo.
Cabe a CPI dizer.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36