Sinop
Prefeitura abre licitação para construção da primeira maternidade pública de Sinop
Notícias dos Poderes | 19 de Setembro de 2025 as 14h 44min
Fonte: Assecom

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, publicou o edital de licitação para a contratação de empresa de engenharia que será responsável pela construção da primeira maternidade pública municipal. O empreendimento será implantado na Rua dos Araxás, 470, no Jardim Belo Horizonte, e integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com o objetivo de melhorar o atendimento materno-infantil na cidade e na região.
O processo licitatório ocorrerá na modalidade concorrência pública, em formato eletrônico, pelo critério de menor preço, no regime de empreitada por preço global. As propostas podem ser enviadas até às 9h (horário de Brasília) do dia 21 de outubro de 2025, quando também ocorrerá a abertura da sessão de lances. A íntegra do edital está disponível no site oficial da Prefeitura de Sinop [https://www.sinop.mt.gov.br/portal/editais/1] e no Portal de Compras Públicas [http://www.portaldecompraspublicas.com.br/].
A maternidade será classificada como Porte 1, destinada ao atendimento obstétrico e neonatal de média complexidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto contempla uma estrutura física de 8.200 m², distribuídos em dois pavimentos, com ambientes específicos para pré-parto, parto e pós-parto, leitos de observação e suporte neonatal.
O investimento estimado ultrapassa R$ 56 milhões, com prazo de execução previsto em 720 dias a partir da ordem de serviço. A maternidade terá capacidade para atender mais de 3 mil gestantes e recém-nascidos por ano, com suporte integral desde o pré-natal até o pós-parto. Atualmente, Sinop não possui maternidade pública própria e os atendimentos às gestantes pelo SUS são realizados por meio de contrato com um hospital privado.
Segundo a Secretaria de Saúde, somente em 2023, cerca de 3.276 partos foram realizados pelo SUS em Sinop, todos em unidade conveniada. De acordo com a pasta, a crescente complexidade dos casos acompanhados pela rede ambulatorial e o aumento da demanda de pré-natal de alto risco evidenciam a necessidade de uma maternidade pública que ofereça atendimento resolutivo, humanizado e integrado ao sistema de saúde municipal.
Ainda segundo a pasta, a implantação da unidade permitirá a organização de fluxos assistenciais de acordo com as diretrizes da Rede de Atenção Materna e Infantil (RAMI), Rede Alyne e Rede de Urgência e Emergência. A estrutura projetada também possibilitará a formação e fixação de equipes multiprofissionais especializadas para ampliar a capacidade de atendimento e reduzir encaminhamentos para outros centros.
De acordo com o projeto da unidade, a população beneficiada não se restringirá apenas a Sinop. Municípios vizinhos que integram a área de abrangência da região de saúde, estimada em mais de 500 mil habitantes, também terão acesso aos serviços da maternidade pública.
Para mais informações sobre o processo de licitação, os interessados podem entrar em contato por meio dos telefones: (66) 3529-7291/99656-0722. A visita técnica poderá ser realizada até o último dia que antecede a abertura do certame (21/10/2025), junto à Secretaria de Saúde, localizada na Avenida das Figueiras, 1503, Setor Comercial, ou por meio do telefone (66) 99260-2720, das 8h às 14h (horário de Brasília).
Notícias dos Poderes
MT Construir termina neste sábado à noite
Último dia da feira terá palestra sobre Inteligência Artificial e Happy Hour com Tati Faria
20 de Setembro de 2025 as 09h04Cratera de origem desconhecida é descoberta em área de incêndio em MT
Formação foi descoberta por brigadistas no Parque Estadual Serra Azul; especialistas foram acionados
20 de Setembro de 2025 as 08h52TCU pede explicações ao Ministério da Agricultura sobre emendas para obras em MT
20 de Setembro de 2025 as 08h22Caixa de Sinop vai leiloar joias que estavam em penhor
São mais de 860 peças com um valor inicial que ultrapassa os R$ 660 mil
19 de Setembro de 2025 as 15h29Justiça dá prazo de 10 dias para réus se manifestarem em ação do MP
19 de Setembro de 2025 as 15h17AMEA visita Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil em Sinop
19 de Setembro de 2025 as 14h26Trabalho infantil cresce e atinge 1,65 milhão de crianças e adolescentes no Brasil
Levantamento do IBGE revela que, entre jovens de 16 e 17 anos, quase metade trabalha ao menos 25 horas por semana
19 de Setembro de 2025 as 11h11