Operação
Polícia Civil deflagra ''Operação Energia Limpa'' de combate ao furto de energia
Infrator pode pegar de 1 a 5 anos de prisão
Notícias dos Poderes | 30 de Abril de 2025 as 08h 07min
Fonte: Assessoria

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (29.4), a “Operação Energia Limpa”, que visa coibir ações criminosas de furto de energia. Na ação, um homem foi conduzido à delegacia, em flagrante, por furto de energia elétrica, mediante fraude.
A operação contou com apoio da Rede Energisa e da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec). Após perícia técnica no transformador da unidade consumidora, procedida pela Politec, foi constatado um desvio direto da rede de uma das fases de energia.
Conforme os peritos, a atividade realizada de forma clandestina, tinha como objetivo maquiar o consumo e reduzir o valor da fatura.
O delito está sendo investigado pela PJC . Os envolvidos foram conduzidos à delegacia para apuração criminal dos corretos autores.
"Essa trabalho em conjunto com os órgãos fiscalizadores e a Energisa é imprescindível para o combate ao delito fraudulento. A Polícia Civil mantém seu compromisso em zelar pela sociedade e garantir a ordem pública, mediante investigação, para apurar e reprimir os delitos; em defesa da paz social de Rosário Oeste", disse o delegado Mauro Perassolli.
Em 2025 já foram realizadas 50 operações em todo o estado, 27 pessoas foram levadas para delegacia e vão responder criminalmente. A fraude e o furto de energia estão enquadrados nos artigos 155 e 171 do Código Penal, e o infrator pode pegar de 1 a 5 anos de prisão.
A Energisa salienta que esse manejo clandestino da energia elétrica pode gerar oscilação na energia da região, queima de equipamentos elétricos de quem faz e dos vizinhos, curto-circuito e acidentes fatais, colocando em risco a vida de pessoas e animais.
Notícias dos Poderes
Mulher invadiu escola e ameaçou matar rival dias antes de ser esfaqueada em VG
A ex-secretária da unidade de ensino, Evelyn Poliana de Oliveira, de 24 anos, e o companheiro dela, o policial militar Ivan Guimarães da Silva, de 48 anos, estão foragidos
02 de Maio de 2025 as 07h36Polícia Civil conclui inquérito e indicia dois por morte de advogado em Cuiabá
02 de Maio de 2025 as 07h29Policiais flagram 2 mil celulares nas unidades prisionais
Diversos drones também foram apreendidos levando celulares e drogas
01 de Maio de 2025 as 17h22Secretária de escola é procurada pela polícia por esfaquear jovem e fugir com PM em Várzea Grande (MT)
Ivan Guimarães da Silva, de 48 anos, foi afastado do cargo após, supostamente, ajudar Evelyn Poliana de Oliveira, de 24 anos, a fugir do local do crime.
30 de Abril de 2025 as 18h42''Ocultar uma relação extraconjugal'' conclui Delegado sobre grávida encontrada morta em matagal
A bicicleta dela estava próximo ao local, no acostamento da rodovia, escondida na mata.
30 de Abril de 2025 as 08h10Homem de 56 anos é executado a tiros em Alto Paraguai
Caso é investigado pela Polícia Civil
30 de Abril de 2025 as 08h05