Dor extrema
'Parece um tiro': biólogo relata 12 horas de dor intensa após picada de formiga-bala
Ferimento do inseto provoca, além de extrema dor local, aumento da frequência cardíaca, retenção de líquidos e expulsão de sangue com as fezes humanas
Notícias dos Poderes | 09 de Abril de 2024 as 10h 33min
Fonte: O Globo

Conhecida por habitar as regiões mais úmidas e tropicais da América Central e do Sul, com maior distribuição pelo Brasil, Bolívia e Peru, bem como Costa Rica e Honduras, a Formiga-bala (Paraponera clavata) é famosa pelo potencial de dor que proporciona após uma picada. Durante uma expedição de pesquisa pela UFMS, no Mato Grosso do Sul, o biólogo Paulo Robson de Souza, de 62 anos, tirava fotos de um formigueiro da espécie quando foi atingido pelos insetos em três lugares.
“Levei três ferroadas aqui no Cerradinho da UFMS, enquanto pesquisava a formiga. Eu precisei me ajoelhar para fotografar o ninho delas e havia uma entrada [do ninho] na proximidade da minha perna. Fui ferroado na ponta de um dedo da mão, no antebraço direito e em uma das coxas”, contou o biólogo ao Midiamax.
Por ser um lugar sensível e repleto de terminações nervosas que auxiliam o ser humano no tato, Paulo lembrou que a ponta do dedo foi também o local com a maior concentração de dor. Além disso, a sensação se assemelhava a um pulsar; há inclusive quem compare a picada do inseto com um tiro.
Formiga-bala — Foto: Philipp Hoenle
"No meu caso, durou 12 horas. Foi uma dor terrível. É uma dor que fica pulsando, eu acho que tem a ver com batimento cardíaco. Tem hora que eu sinto muito e daqui a pouco começo a sentir fortemente", explicou Paulo ao Midiamax.
Na Venezuela, por exemplo, espécie é conhecida como 'formiga 24 horas', pelo tempo em que a vítima sentirá os efeitos do contato com o inseto.
Em relato ao NatGeo, um entomologista a comparou a sensação da picada com a de "andar sobre carvão em brasa com um prego de 5 centímetros cravado no calcanhar". No tupi-guarani, a formiga-bala é chamada de tocandera, tocandira, ou tocanquibira, palavra que significa 'aquela que fere profundamente'.
Formiga-bala — Foto: Reprodução
Há um padrão científico que determina uma amostragem de dor provocada por ferimentos com insetos no mundo, a Escala de Schmidt, que vai de 0 (sem dor) até 4 (mais dolorosa), conforme o desenvolvido pelo americano Justin O. Schmidt. Nesse padrão, a formiga-bala registra uma 'pontuação' de 4+, ou seja, maior do que a própria comparação com a picada mais forte entre os insetos.
Formiga-bala — Foto: manimiranda
A dor ocorre devido a uma neurotoxina produzida pela formiga, que possui ações paralisantes, além de dor local extrema, retenção de líquidos, edemas, expulsão de sangue com as fezes humanas, e elevação da frequência cardíaca.
Inseto é usado em ritual indígena
A tocandira é a mesma formiga usada pela etnia Sateré-Mawé, no Amazonas, em um ritual que marca a passagem da adolescência para a vida adulta dos homens. O rito é marcado pela introdução de formigas-bala em uma luva que será usada pelo garoto para adquirir resistência à dor.
“Eles [os indígenas] coletam dezenas de formigas, colocam dentro de uma bolsa feita de palha e o adolescente enfia a mão. Nesse caso, eu acredito que a dor deva durar 24 horas porque são muitas formigas”, explicou Paulo ao portal.
Notícias dos Poderes
TJMT divulga atos de nomeações de candidatos classificados no concurso público
07 de Setembro de 2025 as 13h45Novos contratos de concessão de Mato Grosso se tornam referência internacional
Contratos são os primeiros do país a preverem adaptação às mudanças climáticas para garantir mais segurança nas estradas concedidas
08 de Setembro de 2025 as 07h39Corpo de Bombeiros resgata sucuri de 5 metros que estava em pátio de empresa
06 de Setembro de 2025 as 23h21Moradora de Sinop morre em tombamento de carreta na BR-163 no Pará
06 de Setembro de 2025 as 23h17Mulher de 44 anos morre engasgada com pedaço de pão dentro de casa em Cuiabá
06 de Setembro de 2025 as 11h22Coçar as costas vira negócio lucrativo em salão de Miami; sessões custam até R$ 700
Empresa familiar oferece “terapia do arranhão” e atrai clientes do mundo todo com sessões que prometem relaxamento profundo
05 de Setembro de 2025 as 16h04Empresário do RS morre 2h após comprar Porsche e retirar carro da concessionária
Jonas Stefanello, de 45 anos, havia buscado o automóvel às 12h e sofreu o acidente por volta de 14h30. Ele era sócio proprietário de quadras esportivas e deixa uma filha de 9 anos
05 de Setembro de 2025 as 16h01STJ demite primeiro servidor envolvido em esquema de venda de decisões para lobista
Márcio José Toledo Pinto foi acusado de vazar decisões em troca de propina; defesa dele não se manifestou
05 de Setembro de 2025 as 15h55