Questão de matemática
Pai denuncia conteúdo sexual para crianças e professor é afastado em MT
Questão sobre preservativo foi apresentada num caderno de matemática
Notícias dos Poderes | 05 de Agosto de 2025 as 16h 41min
Fonte: FolhaMax

Um professor, de identidade não divulgada, foi afastado de suas funções na Escola Municipal Jardim das Flores, em Alta Floresta (803 km de Cuiabá), após um pai denunciar que ele havia passado um dever escolar da disciplina de matemática com conteúdo sexual. O caso veio à tona nesta terça-feira (5), nas redes sociais e foi publicado pela deputada estadual Janaína Riva (MDB) que cobrou providências sobre a situação.
O pai é o empresário e barbeiro Rodolfo Pedon, que tem uma filha de 10 anos e é estudante do 5º ano do ensino fundamental da unidade escolar. Em vídeo publicado no Instagram ele mostrou a questão. “Se uma pessoa usa preservativos em 80% das relações sexuais e tem 10 relações sexuais por mês, quantas vezes ela usou preservativo? Eu estou aqui atônito como que a pessoa tem capacidade de estar falando sobre quantidade de relações sexuais, de uso de preservativo ou de não preservativo para uma criança de 10 anos”, disparou.
De acordo com o pai, a filha e os demais colegas dela não têm idade suficiente para entender isso. “Eu estudei sobre isso, mas estudei em uma fase que fazia sentido para mim. Quando eu tinha meus 13, 14 anos, minha filha tem 10 anos, é uma criança, nem se tornou mocinha. E aqui dentro do nosso município a gente tem esse tipo de ensino aqui, que vai totalmente contra aquilo que nós acreditamos. Mais do que isso, contra o que o PNE classifica, porque crianças na quinta série não eram para estar vendo esse tipo de conteúdo”, afirmou.
Rodolfo afirmou que não é contra ensinar educação sexual nas escolas, mas na idade certa. No vídeo, ele exibiu trecho do PNE que detalha sobre como o tema deve ser abordado na idade da filha, como respeito ao corpo da criança e higiene íntima e não com conceitos estatísticos de uso em relações sexuais.
“Eu acredito que sim, que deve ser aplicado a eles em uma fase mais adulta, onde eles tenham compreensão daquilo que é. E coloca a gente, pai, aqui em uma situação absurda, porque nós não nos preparamos para falar sobre isso com a nossa filha. E agora a gente se vê obrigado aqui a tornar esse conteúdo precoce na vida da minha filha, porque um professor decidiu fazer”, desabafou.
Revoltado ele afirmou que iria abrir denúncia no Ministério Público Estadual (MPMT) contra o professor, o diretor e contra a escola. Diante disso, o prefeito Chico Gamba (UB) publicou um vídeo informando que o educador foi afastado de suas funções e que devidas providências estão sendo tomadas com rigor.
“Não queremos que esse tipo de atitude na nossa educação e nem atitudes politiqueiras da forma que estão sendo colocadas na mídia social. Reafirmamos o nosso compromisso em todas as áreas e principalmente a educação queremos muita seriedade e vamos tomar as providências desse fato”, garantiu.
A secretária de educação do município, Lucinéia Matos, enfatizou que o conteúdo não consta nos livros didáticos e foi uma escolha individual do professor. “Não é um conteúdo que está no nosso livro didático é apenas uma atividade que foi elaborada por um único professor de uma turma da escola. Estamos atentos e vamos zelar e cuidar das nossas crianças”, encerrou.
Notícias dos Poderes
Levantamento do TCE-MT aponta que 87 municípios não possuem gestão ambiental descentralizada
De acordo com o diagnóstico, apenas 55 dos 142 municípios aderiram à descentralização ambiental
06 de Agosto de 2025 as 17h21Case da BR-163/MT é destaque em painel sobre concessões rodoviárias durante Reunião Estratégica
Evento reuniu especialistas, gestores públicos e investidores para debater oportunidades de parcerias em infraestrutura no estado
06 de Agosto de 2025 as 17h19OAB abre nesta quinta inscrições para vaga de desembargador
Lista sêxtupla será encaminhada ao TJ, que vai reduzi-la a três; governador vai nomear um deles
06 de Agosto de 2025 as 17h12Cinco imóveis de construtora de SC que faliu vão a leilão judicial por mais de R$ 35 milhões em MT
Conforme o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Kade Engenharia e Construções Ltda. já foi declarada falida e agora está em processo de liquidação de bens
06 de Agosto de 2025 as 16h00Celular envia alerta automático à esposa e motorista é resgatadoo após acidente em MT
Motorista estava sozinho no carro e bateu contra uma vala. A vítima foi encontrada com ferimentos e desorientada.
06 de Agosto de 2025 as 15h40MPF, MPT e MPMT promovem 1ª Jornada de Diálogos Jurídicos; veja a programação
A realização conjunta do evento pelos três ramos do Ministério Público em Mato Grosso representa um marco na cooperação interinstitucional.
06 de Agosto de 2025 as 15h20Carteira de Trabalho Digital: veja como acessar, atualizar e verificar se está assinada
Documento digital substitui versão física e facilita consulta a vínculos empregatícios; veja passo a passo para uso correto
06 de Agosto de 2025 as 14h53CNJ aposenta juiz de Mato Grosso por desvios de conduta
Raphael Casella respondia a cinco Processos Administrativos Disciplinares (PADs) no Conselho
06 de Agosto de 2025 as 14h45