48 anos de prisão
Padre condenado por estupro tem 32 dias de pena perdoados após trabalho extramuros
Notícias dos Poderes | 17 de Junho de 2025 as 09h 55min
Fonte: O documento

O padre Nelson Koch, atualmente recolhido no Centro de Ressocialização de Sorriso, teve 32 dias de sua pena reduzidos após comprovar trabalho extramuros junto a uma empresa de pré-moldados, conforme decisão do juiz Rafael Depra Panichella, da 1ª Vara Criminal de Sorriso, proferida no último dia 12 de junho.
Koch foi condenado em setembro de 2022 a uma pena de 48 anos por crimes de estupro de vulnerável e importunação sexual, cometidos contra três adolescentes que frequentavam a paróquia onde ele atuava em Sinop, no norte de Mato Grosso. As vítimas incluíam um jovem que relatou ter sofrido abusos desde os sete anos de idade.
Inicialmente preso em fevereiro de 2022, houve decisão liminar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso permitindo que ele trabalhasse fora do presídio, monitorado por tornozeleira eletrônica e vigilância policial.
Com base na Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84), que permite a redução de um dia de pena a cada três dias de trabalho, Koch apresentou documentos comprovando 67,5 dias trabalhados entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025.
O juiz. Panichella reconheceu a remição de 32 dias — incluindo 23 dias recentes e 9 já contabilizados anteriormente — e determinou novo cálculo da pena a ser cumprida. A autorização para trabalho externo só foi concedida em outubro de 2023, após desbloqueio da Justiça estadual, e permanece sujeito a condições rigorosas: uso de tornozeleira, acompanhamento por policiais penais e fiscalização da empresa contratante.
Autoridades, familiares das vítimas e organizações de defesa dos direitos humanos criticaram a remissão, considerando-a injusta diante da gravidade dos crimes. O Ministério Público tem prazo para se manifestar sobre o novo recálculo da pena.
Notícias dos Poderes
Hospital Veterinário de Sinop ganha destaque em Fórum após auditoria de desempenho
17 de Junho de 2025 as 17h51Mais de 686 mil pessoas poderão ter gratuidade na energia elétrica em MT
São 196,2 mil unidades consumidoras do estado beneficiadas pelas novas regras da Tarifa Social, que prevê isenção de pagamento do consumo de até 80kWh mensais
17 de Junho de 2025 as 17h48CNJ prorroga investigação contra juiz de MT por acessar celular de advogado assassinado em Cuiabá
17 de Junho de 2025 as 17h46Sérgio Ricardo propõe mutirão e Refis para servidores com dívidas de consignados
A sugestão foi apresentada durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso nesta terça-feira (17)
17 de Junho de 2025 as 15h15SES apoia seminário para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa
Encontro acontecerá de forma presencial no dia 26 de junho, das 8h às 16h, na CDL de Cuiabá; inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (20)
17 de Junho de 2025 as 14h04Começa a adequação viária no entorno do WTC Sinop
17 de Junho de 2025 as 11h40PF mira 'barões do agro' em MT e PR por exportar soja com areia; 1 é preso
Bando enviava produto para ser exportado por porto
17 de Junho de 2025 as 10h59