Notícia dos Poderes
Organizando a oposição?
Notícias dos Poderes | 22 de Agosto de 2023 as 15h 23min
Depois da bancada de sustentação do prefeito Roberto Dorner (PRB), na Câmara municipal dar uma demonstração clara de que está alinhada, a oposição parece começar a se organizar. Não foi dessa forma que a assessoria do MDB de Sinop comunicou o fato, mas essa foi a mensagem que parece vazar nas entrelinhas.
O texto curto remetido pela comunicação do partido nesta terça-feira (22), narra uma “visita de cortesia”, para tratar de assuntos envolvendo o MDB e as eleições municipais de 2024. A foto fala mais que o texto, pelo peso político dos registrados na película.
Na imagem estão o ex-presidente da Câmara de vereadores, Élbio Volkweis, o vereador Mário Sugizaki (Podemos), o vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Sinop Dalton Martini (PTB), sendo recepcionados pelo núcleo do MDB: o deputado federal Juarez Costa, o suplente de deputado estadual Silvano Amaral e o presidente do MDB em Sinop, José Pedro Serafini.
A aproximação pode ser um passo para um realinhamento político. Embora Juarez seja a figura política mais expressiva de Sinop no momento – com dois mandatos consecutivos na Câmara Federal – Dalton é uma liderança “das antigas”, que continua sendo recorrente. Ele esteve presente na 2ª, 3ª e 4ª legislatura da Câmara. No ano de 2004 foi candidato a vice-prefeito, na chapa com Baiano Filho. Passou um período de ostracismo, retornando a Câmara de vereadores em 2013, como presidente.
Mais recentemente foi candidato a prefeito em 2016, perdendo para Rosana Martinelli. Dorner também estava naquela disputa, onde os 3 disputaram entre si uma vaga. Em 2020, Juarez voltou para disputar a prefeitura. Dorner, Dalton e Rosana se uniram em um único projeto, que acabou sendo vencedor. Dalton havia aberto mão da sua candidatura a prefeito para ser um “vice-presente”, no que foi chamado em campanha de mandato compartilhado. O compartilhamento durou 8 meses. Em agosto de 2021 o grupo Dorner-Dalton rachou e agora o atual prefeito já trabalha na sua reeleição.
Em 2022 Dalton ainda disputou a eleição para deputado a federal, pelo PTB.
A questão que fica é: se a visita foi uma semente para atrair o MDB para esse grupo de oposição, será o PSDB também irá fazer parte dele? Será que em 2024 teremos no mesmo palanque Nilson Leitão e Juarez Costa, ainda por cima com Dalton?
Por enquanto não há nada além da especulação e de que na política, tudo pode mudar.
Notícias dos Poderes
Fechando um ciclo
05 de Dezembro de 2024 as 19h05Abrindo espaço na Ordem
19 de Novembro de 2024 as 14h08Especulações na nova equipe de Dorner
30 de Outubro de 2024 as 16h53Acostumados com o poder
18 de Outubro de 2024 as 18h18Jogou a toalha?
Pupilo de prefeito não decola e reduz ritmo de campanha na reta final
02 de Outubro de 2024 as 09h35Briga por espólio bilionário envolve disputa até por time de futebol
Inventário por patrimônio bilionário de família conhecida em Cuiabá deve render fortes emoções no judiciário mato-grossense
20 de Setembro de 2024 as 09h39