Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 14 de Dezembro de 2024

Menu

Notícia dos Poderes

Organizando a oposição?

Notícias dos Poderes | 22 de Agosto de 2023 as 15h 23min

Depois da bancada de sustentação do prefeito Roberto Dorner (PRB), na Câmara municipal dar uma demonstração clara de que está alinhada, a oposição parece começar a se organizar. Não foi dessa forma que a assessoria do MDB de Sinop comunicou o fato, mas essa foi a mensagem que parece vazar nas entrelinhas.

O texto curto remetido pela comunicação do partido nesta terça-feira (22), narra uma “visita de cortesia”, para tratar de assuntos envolvendo o MDB e as eleições municipais de 2024. A foto fala mais que o texto, pelo peso político dos registrados na película.

Na imagem estão o ex-presidente da Câmara de vereadores, Élbio Volkweis, o vereador Mário Sugizaki (Podemos), o vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Sinop Dalton Martini (PTB), sendo recepcionados pelo núcleo do MDB: o deputado federal Juarez Costa, o suplente de deputado estadual Silvano Amaral e o presidente do MDB em Sinop, José Pedro Serafini.

A aproximação pode ser um passo para um realinhamento político. Embora Juarez seja a figura política mais expressiva de Sinop no momento – com dois mandatos consecutivos na Câmara Federal – Dalton é uma liderança “das antigas”, que continua sendo recorrente. Ele esteve presente na 2ª, 3ª e 4ª legislatura da Câmara. No ano de 2004 foi candidato a vice-prefeito, na chapa com Baiano Filho. Passou um período de ostracismo, retornando a Câmara de vereadores em 2013, como presidente.

Mais recentemente foi candidato a prefeito em 2016, perdendo para Rosana Martinelli. Dorner também estava naquela disputa, onde os 3 disputaram entre si uma vaga. Em 2020, Juarez voltou para disputar a prefeitura. Dorner, Dalton e Rosana se uniram em um único projeto, que acabou sendo vencedor. Dalton havia aberto mão da sua candidatura a prefeito para ser um “vice-presente”, no que foi chamado em campanha de mandato compartilhado. O compartilhamento durou 8 meses. Em agosto de 2021 o grupo Dorner-Dalton rachou e agora o atual prefeito já trabalha na sua reeleição.

Em 2022 Dalton ainda disputou a eleição para deputado a federal, pelo PTB.

A questão que fica é: se a visita foi uma semente para atrair o MDB para esse grupo de oposição, será o PSDB também irá fazer parte dele? Será que em 2024 teremos no mesmo palanque Nilson Leitão e Juarez Costa, ainda por cima com Dalton?

Por enquanto não há nada além da especulação e de que na política, tudo pode mudar.