Ordem analfabética
Notícias dos Poderes | 05 de Fevereiro de 2019 as 11h 00min
Ontem, segunda-feira (5), a Câmara de vereadores de Sinop realizou a eleição para compor as comissões competentes da casa de leis. Comissões competentes são formadas por 3 vereadores que fazem o primeiro estudo dos projetos de lei que chegam à Câmara, autorizando ou não sua tramitação.
Houve tanto bate-boca sobre os métodos com que a eleição foi realizada, que a votação acabou sendo feita por “ordem analfabética”. Não é o GC Notícias que está dizendo isso, mas o presidente da Câmara. Ao explicar como seria o rito do processo, Remídio Kuntz disse que a votação seria por “ordem analfabética”.
Não é possível saber o que o exatamente o presidente da Câmara entende por ordem "analfabética". No dicionário, analfabética é uma língua que não possui alfabeto – basicamente um aglomerado de balbucios, grunhidos, assovios e estalos. Então, não se aplica ao caso dos vereadores que apenas “comem” algumas letras quando falam. Para ser na ordem "analfabética", primeiro deveriam votar aqueles que só resmungam, depois os que cacarejam e por fim os que relincham.
Mas não foi assim. A medida que a votação decorreu, foi possível ver na prática o que era essa tal “ordem analfabética”. É praticamente a mesma coisa que a ordem alfabética, no entanto, ao invés do nome de batismo, o vereador foi chamado para votar de acordo com sua “alcunha” política. Ou quase isso.
O primeiro a ser chamado para votar foi Ademir Bortolli (MDB). Até aí, segue a ordem alfabética. O segundo foi “Edimilson” Rocha (PSDB). Sim, Edimilson! Foi desse nome que Remídio chamou o vereador Adenilson Rocha ao longo de toda sessão. Depois do “E” veio o “B”, de Billy Dal Bosco – que na verdade se chama Ladimir Dal Bosco. O próximo deveria ser Gilmar Flores, mas como o piloto é conhecido pelo apelido “Joaninha”, acabou votando depois de Joacir Testa. O mesmo ocorreu com Maria do Socorro Pereira Cruz, que foi chamada na ordem “analfabética” pelo nome político: Professora Branca.
É evidente que a sequência de votação não comprometeu o resultado, que seria igual com ou sem ordem "analfabética". O deslize léxico de Remídio também não é uma falha grave. A sessão foi longa, extenuante e difícil de ser conduzida. Ponderação feita, cabe lembrar que o GC Notícias cobre todas as sessões da Câmara, desde o tempo do extinto Jornal Capital. E, eventualmente, gafes precisam ser registradas para mostrar para população qual é o nível do discurso no poder legislativo municipal.
Para quem ficou curioso, segue abaixo o vídeo da transmissão on-line da Câmara na íntegra. A votação e o “tropeço”, começam em 2:48:16.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36