Quinto consitucional
OAB receberá nomes para vaga de desembargador em agosto
Notícias dos Poderes | 16 de Julho de 2025 as 15h 29min
Fonte: Gazeta Digital

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT), estabeleceu o calendário para as inscrições dos advogados interessados em disputar a composição da lista sêxtupla para vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), pelo Quinto Constitucional. A cadeira disputada é a deixada pelo magistrado Luiz Ferreira da Silva, que se aposentou em junho ao completar 75 anos.
As inscrições serão feitas entre 7 de agosto e 3 de setembro. A publicação foi veiculada no Diário Oficial da OAB desta quarta-feira (16) e diz que os concorrentes poderão se registrar pelo site da entidade ou presencialmente na sede. A taxa de inscrição é de R$ 3,5 mil.
Já a votação para a formação da lista sêxtupla ocorrerá em uma sessão pública, onde votam apenas os conselheiros e a diretoria da OAB, impedindo a escolha direta pela categoria.
A lista deverá ser paritária, escolhendo os 3 homens e 3 mulheres mais votados. Após a formação da lista, o documento segue para o TJMT e votação dos desembargadores, que escolherão 3 mais votados em lista tríplice.
Depois, a lista segue para o governador Mauro Mendes (União), que terá a prerrogativa de escolher um dos 3 nomes e nomeá-lo.
Disputa
No caso dos homens, o favorito para a vaga é o advogado Ricardo Almeida, que tem visitado os gabinetes dos Poderes para garantir o apoio de magistrados. Além dele, também já declararam que disputarão a vaga os advogados Dauto Passare, Helmut Daltro, Oswaldo Cardoso, Jackson Coutinho e Pio Pena.
Já entre as mulheres são favoritas Jamille Adamczyk, que é presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA), Ana Barquet, Juliana Zafino, Michelle Dorileo e Angeliza Segura.
O Quinto Constitucional, previsto no artigo 94 da Constituição brasileira de 1988, é um dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas de determinados tribunais brasileiros seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público (Federal, do Trabalho ou do respectivo Estado, caso se trate respectivamente da Justiça Federal, do Trabalho ou estadual), e não por juízes de carreira. No caso de Mato Grosso, 80% das vagas do TJ de são preenchidas por juízes de carreira e 20% para membros do MP e da OAB.
Notícias dos Poderes
PF apura ligação de ministros do STJ com empresário de MT
17 de Julho de 2025 as 10h43Como Trump quer mudar receita da Coca-Cola nos EUA
A Coca-Cola disse que 'agradece o entusiasmo do presidente Trump', sem confirmar que planeja fazer o ajuste
17 de Julho de 2025 as 10h36Mato Grosso inicia construção de 496 moradias pelo Minha Casa, Minha Vida
17 de Julho de 2025 as 10h27Incêndio de grandes proporções destrói casa de madeira em Sinop
17 de Julho de 2025 as 10h07Problema técnico causa princípio de incêndio em roda-gigante na ExpoAgro e gera pânico em Cuiabá
17 de Julho de 2025 as 09h56Recém-nascidos recebem antídoto para veneno de jararaca em vez de vacina em Santa Catarina
Crianças deveriam ter sido imunizadas contra hepatite B em Santa Catarina e caso será investigado
16 de Julho de 2025 as 21h35TCE-MT recomenda ações urgentes para cumprimento das metas de saneamento básico no estado
17 de Julho de 2025 as 07h16ALMT aprova proposta do Governo de MT que congela valores do Fethab em segunda votação
Medida garante previsibilidade ao setor produtivo ao manter fixo o valor da contribuição
17 de Julho de 2025 as 07h30