Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 07 de Agosto de 2025

Menu

Cadeira cobiçada

OAB abre nesta quinta inscrições para vaga de desembargador

Lista sêxtupla será encaminhada ao TJ, que vai reduzi-la a três; governador vai nomear um deles

Notícias dos Poderes | 06 de Agosto de 2025 as 17h 12min
Fonte: Mídia News

Foto: Divulgação

A OAB-MT (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso) abre nesta quinta-feira (7) as inscrições para os profissionais interessados em compor a lista sêxtupla visando a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) destinada à advocacia.

As inscrições serão feitas pelo site da OAB-MT ou fisicamente na sede da seccional, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. A taxa de inscrição é de R$ 3,5 mil.

O prazo se encerra no dia 3 de setembro, às 18h, para os protocolos realizados presencialmente na sede ordem, em Cuiabá; e às 23h59, para os realizados de forma eletrônica.

Entre as exigências está a apresentação de certidões negativas criminais no âmbito estadual, federal e eleitoral. 

As inscrições passarão pelo crivo da Ordem, onde o Conselho Pleno formará uma lista sêxtupla paritária, com três advogados e três advogadas.

A vaga é do chamado Quinto Constitucional, que destina 20% das cadeiras no Tribunal de Justiça aos profissionais oriundos da advogacia.

Leia o edital na íntegra AQUI

Cotados

Nos bastidores já circulam nomes dos favoritos à vaga. Entre eles estão Ricardo Almeida, Helmut Daltro, Rodrigo Bressane e Dauto Passare. Também despontam como favoritos os nomes de Sebastião Monteiro, Jackson Coutinho, Pio da Silva e Oswaldo Cardoso.

Entres os nomes femininos, destacam-se os das advogadas Paola Fernandes, Angeliza Neiverth, Juliana Zafino, Michelle Zangarini e Jamille Adamczyk.

Processo de escolha

Após formada a lista sextupla, esta é encaminhada ao Tribunal de Justiça que irá reduzi-la a três nomes. Estes serão submetidos ao crivo do governador Mauro Mendes (União), a quem cabe definir o novo desembargador.