Aniversário da concessão
O que mudou em 11 anos de Águas de Sinop?
Empresa lista obras na rede, investimentos e projetos sociais nesses 11 anos de concessão
Notícias dos Poderes | 18 de Setembro de 2025 as 16h 31min
Fonte: Redação com Assessoria

Em setembro de 2014 a Águas de Sinop assumiu os serviços de água e esgoto no município, até então executados pelo setor público. Nesse aniversário de 11 anos da concessão dos serviços, a empresa lista suas principais ações no período e pontua o que mudou com o novo modelo de gestão do saneamento básico.
Entre os destaques mais recentes está a ampliação da rede de esgoto, que vai beneficiar mais de 44 mil pessoas com a implantação de 10 mil novas ligações domiciliares em bairros como Jardim Itália III, Boa Esperança, Jardim Araguaia, Imperial, Novo Horizonte e São Paulo II. Com essas obras, a cobertura do esgotamento sanitário no município avança para 40% ainda em 2025, promete a concessionária.
No bairro Florença está em andamento a execução de 36 km de redes coletoras, linhas de recalque e interceptores, tubulações responsáveis por receber e transportar o esgoto para a estação de tratamento. Até o momento, já foram concluídos 13 dos 17,5 km previstos para este ano, beneficiando diretamente cerca de 5,3 mil moradores.
Outro investimento importante é a construção do interceptor Teles Pires: uma tubulação de quase 13 km, que vai transportar o esgoto até a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Teles Pires, que está em fase de implantação.
Eduardo Lana, diretor-presidente da Águas de Sinop, explica que as melhorias vão além de estruturas. “Estamos avançando em Sinop com responsabilidade e planejamento. Sabemos que a quantidade de obras que estamos realizando na cidade geram transtorno para a população e pedimos desculpas por isso. Estamos trabalhando para reduzir este impacto com a lavagem de ruas e aumento da sinalização. Além disso o transtorno é temporário, porém o benefício será para sempre”.
Além do ponto físico de atendimento e canais digitais, a concessionário passou a disponibilizar um ponto no Ganha Tempo, priorizando a agilidade e qualidade no atendimento.
Águas de Sinop também buscou se aproximar da comunidade local. O projeto “Águas na Comunidade”, em parceria com a gestão municipal, leva serviços gratuitos para bairros da cidade. O programa “De Olho no Óleo” promove educação ambiental e oficina de sabão com óleo usado no Residencial Nico Baracat, além de conscientizar os moradores sobre o uso correto da rede de esgoto e o descarte adequado do resíduo. O Programa Saúde Nota 10 tem levado o saneamento básico para dentro das escolas. E o Afluentes vem mantendo diálogo constante e permanente com os líderes comunitários e stakeholders da região.
Alinhada às metas do Marco Legal do Saneamento, a concessionária se compromete com a missão de ser uma parceira estratégica no desenvolvimento sustentável de Sinop.
Notícias dos Poderes
MPE pede bloqueio de R$ 200 milhões para reparar danos de usina
Ação determina caução ou depósito em juízo; caso envolve a Usina Hidrelétrica de Colíder
20 de Setembro de 2025 as 18h32MT Construir termina neste sábado à noite
Último dia da feira terá palestra sobre Inteligência Artificial e Happy Hour com Tati Faria
20 de Setembro de 2025 as 09h04Cratera de origem desconhecida é descoberta em área de incêndio em MT
Formação foi descoberta por brigadistas no Parque Estadual Serra Azul; especialistas foram acionados
20 de Setembro de 2025 as 08h52TCU pede explicações ao Ministério da Agricultura sobre emendas para obras em MT
20 de Setembro de 2025 as 08h22Caixa de Sinop vai leiloar joias que estavam em penhor
São mais de 860 peças com um valor inicial que ultrapassa os R$ 660 mil
19 de Setembro de 2025 as 15h29