Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 30 de Abril de 2025

Menu

Notícias dos Poderes

O MDB caiu junto com o cocar

Notícias dos Poderes | 10 de Abril de 2025 as 16h 02min

 

Por décadas Carlos Bezerra foi o “cacique” inconteste do MDB em Mato Grosso. Em 2025, com 83 anos de idade, Bezerra anunciou sua saída da presidência do partido. O cocar que esse ancião da política passa a diante está se despenando.

Nessa primeira metade de abril de 2025, lideranças de longa data do MDB procuram um novo ninho para abrigar suas candidaturas de 2026. Há um cálculo imaginário – praticamente metafísico – que postula um árduo caminho para quem pretende se eleger pelo MDB. O resultado é um esvaziamento do partido.

O ex-prefeito de Sinop e deputado federal, Juarez Costa, MDB há 25 anos, deve confirmar nos próximos dias sua filiação ao Podemos. Migração articulada junto com Max Russi, deputado estadual do PSB, cotado para ser possível candidato a governador, mas que provavelmente vai buscar a reeleição.

Na Assembleia, Dr. João de Matos, também se desliga do MDB em direção ao Podemos. Já o deputado Thiago Silva tem dito que se o MDB não envergar mais para a Direita, ele pulará para um galho mais destro.

Janaína Riva segue no MDB, candidata a ajuntar das penas deixadas por Bezerra, mas há quem diga nos bastidores que talvez seja mais fácil viabilizar sua candidatura ao Senado no Podemos – informação que ela nega.

O que fez Juarez deixar sua tradicional sigla foi a falta de quadros. O deputado federal Emanuelzinho Pinheiro, migrou do MDB para o PSB. O suplente, Valtenir Pereira também deve deixar a sigla.

O que todos os retirantes do MDB tem em comum é a “Síndrome de Rosa Neide” – que foi a candidata a deputado federal mais votada em 2022, mas que ainda assim não foi eleita, porque seu partido, o PT, não conseguiu votos o suficiente para pegar uma das 8 cadeiras na Câmara.