O dedo duro do telefone
Notícias dos Poderes | 08 de Janeiro de 2018 as 18h 54min
Existe uma liderança em Sinop, que não é político, mas habita e vive às custas do poder público, que tem uma característica peculiar. Toda vez que participa de uma conversa, esse sujeito grava com seu celular. Caso a outra pessoa diga algo que possa ser comprometedor – mesmo que seja fora de contexto – o cidadão utiliza o trecho da fala como ferramenta para fazer manobra política.
É um hábito e a prática é constante. Primeiro ele conversa com um lado e grava. Depois conversa com outro e mostra a fala, afim de semear a discórdia. Só que essa segunda conversa, obviamente, também foi gravada. E assim, fazendo um leva e traz, promovendo a discórdia entre pessoas que trabalham na coisa pública, esse sujeito se mantem incólume em seu cargo há quase 15 anos.
Com essa artimanha, o sujeito já conseguiu promover atritos entre vereadores e prefeito, mudar indicações de funcionários comissionados e até derrubar secretários. O ex-secretário de Saúde de Sinop, Manoelito Rodrigues foi uma dessas vítimas. Tudo no melhor estilo “dá o tapa e esconde a mão”.
Gravar a própria conversa com outras pessoas, grosso modo, não é crime. Utilizar dessa gravação para fins espúrios, no entanto, pode ser. De qualquer forma, não é uma prática muito honesta, algo normal, que você faz com os amigos no final de semana. Bom, pelo menos não deveria ser.
Quem ficou recentemente famoso por gravar conversas e depois utilizar dos áudios para se livrar dos próprios crimes foi o mega-empresário, dono da Friboi, Joesley Batista, que fez a manobra com o presidente da República. O “Joesley de Sinop” é mais amador, articulando bem abaixo disso, mas as suas ferramentas são as mesmas.
Fiquem atentos com o dedo duro do celular. O que disser poderá ser usado contra você.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36