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Ação

Mutirão da Assistência Social atualiza mais de 130 BPC’s do grupo prioritário em Sinop

Notícias dos Poderes | 21 de Julho de 2025 as 11h 13min
Fonte: Assecom

Foto: Divulgação

A Secretaria de Assistência Social de Sinop realizou mais de 130 atendimentos e atualizações do Cadastro Único (CadÚnico), durante o mutirão do último sábado (19). A ação que ocorreu na sede da secretaria, teve como objetivo, alcançar o público prioritário que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
 
Dona Lucinda Correia da Silva, moradora do Residencial Nico Baracat, compareceu ao mutirão e falou da importância de se manter o CadÚnico atualizado.
 
“É importante manter o cadastro atualizado, porque é por meio dele que a gente recebe os benefícios da assistência social. Eu fiquei mais de 40 anos pagando aluguel, deixando, muitas vezes, de comer para pagar o aluguel e hoje tenho meu apartamento no Nico Baracat. Eu recebo o BPC e, hoje, vim atualizar o cadastro para eu não perder ele. O atendimento está de parabéns, só tenho a agradecer”, disse ela.

Ivan Altíssimo, coordenador do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, da secretaria, explica que o CadÚnico é o meio pelo qual o Governo Federal tem acesso à vida social da população brasileira e concede fazer políticas públicas de assistência social no país. Sem a atualização, o beneficiário assume o risco de ter o benefício bloqueado e até mesmo, perde-lo.
 
“Em Sinop já possui mais de 100 idosos e pessoas com deficiência, que estão há 48 meses com seus cadastros desatualizados e, consequentemente, com os benefícios bloqueados devido à falta de atualização cadastral. Por isso promovemos essa ação extra, para ajuda-los a atualizar seus cadastros. Conseguimos atingir nosso objetivo e atualizamos mais de 130 cadastro dos que eram prioridade e precisavam dessa ação”, comemorou Ivan.
 
Sinop possui 4.415 beneficiários e o serviço de atualização é oferecido pela Secretaria, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) todos os dias, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h. “A equipe do cadastro único vem realizando, desde do ano passado, grandes mutirões para atingir o público prioritário do cadastro único, e realiza visita domiciliares, mas há dificuldades nas buscas, pois os moradores mudam de endereço e de número de telefone”, explicou ele.