MP = Mistério Público
Notícias dos Poderes | 25 de Setembro de 2015 as 16h 18min
Não é erro de digitação, é indignação. De todos os órgãos públicos o que apregoa a transparência universal do que é do Estado parece ser o que mais blinda suas informações. A última frustração vem da Operação Metástase, nome que faz alusão ao desmembramento de um câncer maior dentro da Assembleia Legislativa que teria sido cauterizado pela Operação Ararath. Pirotécnicas e propagandistas, ambas, as operações são apresentadas como combate a corrupção que tomava conta da Casa de Leis do Estado, sob a batuta do Estado. Ótimo! Parabéns! Mas conte-me mais sobre isso.
E ai chega o problema. O MP se comporta como aquele gordo, burocrático e mal intencionado editor dos grandes impressos da década de 80 que escolhe exatamente as linhas que vão ser verdade. Não existem mais informações, apenas aquelas que o soberano órgão decidiu passar.
Entramos em contato com a assessoria de comunicação do órgão. Queríamos saber exatamente qual eram as acusações que recaiam sobre os 22 funcionários e ex-servidores da Assembleia Legislativa caçados pelo Gaeco. Qual o crime? Como e de onde saíram os R$ 2 milhões desviados?
A resposta: “não tem denúncia ainda, é só investigação”.
Ok, rostos e nomes de 22 pessoas publicados em todo o Estado, inclusive um com a legenda de foragido, e ainda assim não há denúncia. Vamos ser tolerantes. Afinal, os indícios devem ser substanciais, uma vez que o judiciário expediu os mandados de prisão. Então pedimos as peças jurídicas com os pedidos de busca e apreensão formulados pelo MP. “O promotor não liberou”, foi a resposta da assessoria de comunicação.
Como faz então? Bom, existem duas opções para a reportagem do GC Notícias ter acesso a tais informações do Ministério PÚBLICO. 1- encontra um advogado de um dos acusados presos e torcer para ele repassar as informações do processo. 2- acredita naquela parte da informação que o MP passou através de sua assessoria e dê-se por satisfeito.
Se as pessoas já foram expostas qual é o sentido de fazer sigilo sobre o argumento de que é apenas “investigação”?
Mistério... Mistério Público.