Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Menu

Notícias dos Poderes

Menos escolas militares

Notícias dos Poderes | 26 de Maio de 2023 as 08h 34min

Durante uma visita à capital de Mato Grosso nesta quinta-feira (25), o ministro da Educação, Camilo Santana, descartou incentivo à militarização de escolas no país. Ele argumentou que a estratégia não demonstra melhoria de resultados no ensino dos alunos e que o governo federal pretende investir em escolas profissionalizantes, técnicas e ensino integral – nos moldes dos institutos federais, como o IFMT.

A visão do novo governo federal sobre educação destoa bastante da política adotada pelo governo do Estado – e de certa forma da “vontade popular”. Mauro Mendes defende bastante o modelo, que também tem muito apoio da maioria do eleitorado. “Não vamos inventar a roda. Vamos apostar no que dá certo, escolas integrais, escolas profissionalizantes, apoiar o jovem para não abandonar a escola. Vou dar exemplo do meu estado, das 100 melhores escolas do Brasil, 80 são do meu Estado, nenhuma é militar”, pontuou Santana.

Camilo Santana é do Ceará e foi governador do estado antes de assumir o Ministério na gestão Lula.

Apesar de negar projetos neste sentido, ele garantiu que o Ministério é neutro quando ao posicionamento e os estados e município têm autonomia para definir sobre a militarização.