Baixa umidade
Maior produtor de soja do país, Mato Grosso tem situação crítica para início do plantio
Levantamento mostra que nível de umidade no solo é o mais baixo dos últimos 30 anos
Notícias dos Poderes | 08 de Setembro de 2025 as 09h 13min
Fonte: Globo Rural

Em Mato Grosso, Estado que lidera a produção nacional de soja, o início do plantio da safra 2025/26, que começará em algumas regiões a partir deste domingo (7/9), enfrenta a primeira preocupação com o clima.
Segundo levantamento da EarthDaily, empresa especializada no monitoramento de áreas agrícolas com uso de dados de satélite, a umidade do solo encontra-se no nível mais baixo dos últimos 30 anos, com tendência de nova redução nas próximas duas semanas. De acordo com a empresa, o cenário de estiagem deve persistir até o dia 17 de setembro.
“O calor agrava o cenário: temperaturas acima de 40°C elevam a evapotranspiração, intensificando a perda de umidade. Esse quadro pode levar muitos produtores a postergar o início da semeadura, mesmo após o término do vazio sanitário em 6 de setembro”, disse a EarthDaily, em nota.
Segundo projeções mais recentes do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Estado deverá cultivar 13,08 milhões de hectares para a nova temporada, crescimento de 1,67% em relação ao ciclo 2024/25. Nesta semana, o Imea já havia alertado sobre as condições adversas para a safra em Mato Grosso.
Ao comentar a situação de clima para as demais regiões produtoras de soja, a EarthDaily disse que em boa parte de Goiás e do Sul do país, a umidade do solo é satisfatória, favorecendo o início da semeadura.
“Nessas regiões, os produtores podem iniciar o plantio com maior segurança, aproveitando as condições hídricas adequadas para garantir melhor germinação e estabelecimento das lavouras”.
No Paraná, a situação é mais heterogênea. No Norte Pioneiro, onde o plantio já está autorizado, a umidade do solo permanece abaixo da média e pode atingir o menor nível dos últimos 10 anos nas próximas semanas, o que pode levar produtores a adiar tanto a semeadura da soja quanto a do milho de verão.
“Embora a semeadura da soja esteja autorizada a partir da próxima semana em algumas regiões, a persistência do déficit hídrico no solo pode resultar em atraso no início dos trabalhos de campo, já que muitos produtores tendem a aguardar condições mais favoráveis de umidade para garantir uma germinação uniforme”, disse, na nota, Felippe Reis, analista de cultura da EarthDaily.
Por fim, a empresa lembra que as previsões indicam manutenção do tempo seco na maior parte do país, com exceção do Sul, especialmente do Rio Grande do Sul, e de áreas do Nordeste, onde há expectativa de chuvas.
No caso de Mato Grosso, enquanto o modelo americano GFS sinaliza a possibilidade de precipitações ao final da primeira quinzena de setembro, o modelo europeu ECMWF mantém a projeção de estiagem.
Além disso, os modelos de clima europeu e americano indicam temperaturas acima da média para grande parte do Centro-Oeste, Sudeste e Paraná, condição que deve elevar a evapotranspiração e reduzir ainda mais a umidade do solo nas regiões já afetadas pela seca.
Notícias dos Poderes
Com safra recorde de grãos, custo de confinamento recua no Brasil
Índice de Custo Alimentar Ponta (ICAP) mostra queda de 3,02% no Centro-Oeste e de 1,18% no Sudeste
10 de Setembro de 2025 as 10h15Festa do Peão de Barretos movimentou R$ 545 milhões em 2025
A 70° edição do Barretão recebeu 990 mil visitas ao longo dos oito dias de festa
10 de Setembro de 2025 as 09h13Demanda na Ásia deve garantir recorde nas exportações de carne bovina do Brasil
China deve liderar compras do produto brasileiro; com tarifaço americano, México desponta como importante mercado
10 de Setembro de 2025 as 08h30Governo de Mato Grosso isenta taxa de inscrição estadual para produtores rurais
10 de Setembro de 2025 as 07h42Déficit de armazenagem em Mato Grosso passa de 50 milhões de toneladas
05 de Setembro de 2025 as 10h40Preço da soja sobe no Mato Grosso devido a preocupações sobre clima
Ausência de chuvas pode prejudicar início do plantio no Estado
05 de Setembro de 2025 as 10h00Pesquisa aponta efeitos promissores da aplicação de calcário e gesso na produtividade da soja em Mato Grosso
Entre os indicadores avaliados estão a altura das plantas, número de grãos por vagem e produtividade final, além de análises laboratoriais relacionadas a clorofila, transpiração relativa e nutrição da planta
04 de Setembro de 2025 as 15h07